Equipe

segunda-feira, 30 de julho de 2018

No Controle - Estréias Agosto


E se vocês acham que agosto só tem Bienal e volta as aulas estão enganados. Este mês promete no Netflix.
Entre as estreias mais aguardadas estão Para todos os garotos que amei, a segunda temporada de Ozark e  A sociedade literária e a torta de casca de batata.

Para todos os garotos que amei.

O que aconteceria se todos os seus crushes descobrissem – de uma vez só – sua paixão por eles? A vida amorosa de Lara Jean Song Covey, até agora só imaginária, sai do controle quando as cartas de amor que escreveu em segredo para todos os cinco garotos de quem já gostou são misteriosamente enviadas aos destinatários.

Confira o trailer

Ozark 2a temporada


Quando o consultor financeiro Marty Bird (Jason Bateman) se muda para os arredores do lago de Ozark com sua esposa Wendy (Laura Linney), eles descobrem um lado sombrio e selvagem do capitalismo. Pois naquela parte do estado do Missouri, o que dá futuro é a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

Confira o Trailer



A sociedade literária e a torta de casca de batata 

Juliet Ashton (Lily James) é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá ela constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles na guerra.

 Confira o Trailer




As estreias da séries para agosto são:





  • Switched: 1ª temporada - 01/08
  • Cocaine Coast: 1ª temporada - 03/08
  • The Blacklist: 5ª temporada - 05/08
  • Better Call Saul: 4ª temporada - 07/08
  • Ray Donovan: 5ª temporada - 07/08
  • A Casa das Flores: 1ª temporada - 10/08
  • Insatiable: 1ª temporada - 10/08
  • La Casa de las Flores: 1ª temporada - 10/08
  • Tudo Sobre os Washingtons: 1ª temporada - 10/08
  • Disenchantment: 1ª temporada - 17/08
  • Magic for Humans: 1ª temporada - 17/08
  • Ultraviolet: 1º temporada - 17/08
  • Os Inocentes: 1ª temporada - 24/08
  • Ozark: 2ª temporada - 31/08


  • Os Lançamentos de filmes:

    • O Impostor - 01/08
    • Napoleão - 01/08
    • Pais e filhas -01/08 
    • Tal pai tal filha- 03/08
    • Maggie:  A transformação- 07/08
    • A sociedade literária e a torta de casca de batata -10/08
    • Para todos os garotos que amei  -17/08


    sábado, 28 de julho de 2018

    Quer saber mais? Os bastidores dos livros de Vanessa Marques

    Falta pouco menos de uma semana para a Bienal e para entrar no clima, preparamos um esquenta com a autora Vanessa Marques presença confirmada na Bienal.



    Se você assim como eu quer descobrir "os bafos" dos livros Desvendando Princesas e Tudo que Temos se joga nesta entrevista exclusiva com a autora.


    Alfarrábios Literários: Há alguma previsão para a história da Tais( melhor amiga da Barbara)  de Tudo que temos , ou antes sairá o spin-off de Desvendado Princesas? 

    Vanesssa Marques: Infelizmente, o TQT é um livro único e não tenho (até agora) a intenção de dar continuidade na história. Meu foco agora é o Spin Off do DP e um livro novo que está praticamente gritando na minha cabeça. 

    Ps: Fica aqui meu apelo por uma continuação.

    Alfarrábios Literários: Você já tem alguma expectativa de publicar o físico de Tudo o que temos?

    Vanessa Marques: Sim! É o que mais quero fazer, mas infelizmente os custos são altos demais. Estou estudando uma forma de fazer isso possível, nem que seja uma tiragem pequena, com venda direta.

    Ps2: Editoras o que estão esperando para abraçar este livro?

    Alfarrábios Literários:  O que foi mais difícil de se desprender? Do Rico e da Babi ( Tudo que Temos)  ou de Lucca e Isabella ( Desvendando Princesas)?

    Vanessa Marques: oi páreo duro! Os dois casais são especiais demais para mim. Cada um deles tem um pedaço importante da minha vida e me marcaram de formas diferentes.

    Alfarrábios Literários: Pretende escrever uma história só para Luciana e Nicolas( Desvendando Princesas)?


    Vanessa Marques: Não. Essa é uma das poucas certezas que tenho. O Nicolas e a Luciana são perfeitos juntos, mas não tem uma história que peça um livro só deles.


    Alfarrábios Literários: Vai escrever mais fantasias, ou vai se fixar mais no romance mesmo?

    Vanessa MarquesEu não faço ideia heheheh. Para ser sincera, não consigo parar em apenas um gênero. Tudo depende da ideia que fala mais alto e ganha a vez de ser contada.

    Alfarrábios Literários: E por falar em gêneros literários, você já pensou em se aventurar mais a fundo no universo da fantasia e distopia?

    Vanessa Marques: Siiiim! Tenho até uma ideia rascunhada. Preciso amadurecer ela é ganhar uma dose extra de segurança para me arriscar a colocá-la no papel.

    Ps3: Já quero saber mais sobre esta ideia!

    Bom gente é isto, esperamos que tenha gostado desta entrevista e conhecer um pouco melhor a Vanessa Marques, nossa parceira e uma grande escritora.

    Agora se você ainda não conhece os livros dela confira nossas resenhas de Desvendando Princesas e Tudo que Temos.


    Link para venda:


    Desvendando Princesas esta a venda nas livrarias.

    Lembrando que Tudo que Temos estará a venda no stand com promessas de marcadores, abraços e muitos beijos!






    sexta-feira, 27 de julho de 2018

    Memória da água (Emmi Itäranta)


    Sinopse:

         Num futuro distante, depois de muitas guerras, a Europa foi dominada pela China, e o bem mais precioso dos tempos antigos se tornou tão escasso quanto a liberdade. A água passou a ser controlada e distribuída em cotas pelos militares. 
         Noria é filha de um mestre do chá, uma profissão muito antiga que tem conhecimento sobre a localização das nascentes de água. Ela está sendo treinada para substituir o pai, e dentre todos os ensinamentos, ele revela à filha seu maior segredo: uma fonte natural escondida que fornece água para a família. 
         Desamparada em um mundo destruído, ela começa a questionar o significado de tamanho privilégio. Guardar esse segredo é negar ajuda ao restante de população, e ajudá-los é colocar em risco a própria vida: os militares punem severamente quem for descoberto desfrutando de alguma fonte ilegal de água. 
         Como o pai a ensinou, é preciso ter sabedoria para compreender o verdadeiro poder da água. Mas Noria também aprendeu que a sabedoria representa, acima de tudo, o poder de decidir seu próprio destino, a escolha entre lutar e se entregar.

    Resenha:


    "A Memória tem sua própria versão dos fatos."

         Essa distopia é um grande alerta para a humanidade pois trata da importância da água em nossas vidas. Em um mundo pós apocaliptico a geografia do planeta tinha mudado e com ela toda sua população também mudou seu modo de viver.

    "No antigo mapa, os Polos Norte e Sul eram pintados de branco. Essa era a cor que apontava a pressença de gelo, o chamado gelo eterno - antes de descobrirem que não havia nada de eterno nele. Quase no final da era do mundo antigo, o planeta havia sofrido um forte aquecimento e os mares tinham subido mais do que qualquer um poderia imaginar. Tempestades destruíram continentes e as pessoas abandonaram suas casas, buscando áreas em que ainda houvesse terra firme. Durante as últimas guerras do petróleo, um enorme acidente contaminou a maior parte de reservas de água doce das antigas Noruega e Suécia, tornando suas áreas inabitáveis."

         Acendeu alguma luzinha na sua mente? Pois é...
         A narrativa trás Noria, filha única de uma cientísta e um Mestre do chá - que após se ver sozinha e com a incumbência de manter em segredo uma fonte de água potável começa a questionar governo e até a si mesma do direito desta restrição.
         A história é por muitas vezes detalhista e cansativa demais mas creio ser proposital uma vez que a Cerimônia do Chá ter todo um ritual detalhista e metódico auto-justificável. 

    Resultado de imagem para cerimônia do chá chinesa

         "Os mestres do chá do mundo antigo conheciam histórias que já foram quase completamente esquecidas... Uma delas está registrada em todos os livros dos mestres do chá que eu mantinha em casa. É uma história que conta que a água tem sua própria consciência e carrega em si a memória de tudo que já aconteceu no mundo, desde quando não existiam huanos até o dia de hoje, uma memória que vai se gravando conforme o tempo avança."

         Isso por diversas vezes é desanimador de se continuar a leitura mas caro leitor, continue, pois a história é boa mas principalmente nos faz questionar sobre o modo que vivemos e que tratamos tudo ao nosso redor.
         Infelizmente a história acaba com questionamentos do tipo: o que estava realmente gravado nos cds? O que as meninas descobriram da expedição? O livro dá a entender que terá continuação. Assim espero.


    "Muitas histórias se perdem, e poucas das que permanecem são verdadeiras."

    quinta-feira, 26 de julho de 2018

    Protegida pelo Bilionário - Yule Travalon




    Sinopse:

    Beatriz Rodrigues é uma mineira que foi para Nova York em busca do sonho americano. O resultado? Tudo o que conseguiu foi ser uma imigrante ilegal, com medo de ser encontrada e deportada a qualquer instante. Esgueirando-se pelos cantos durante o dia e stripper pela noite, Beatriz se tornou “Sabrina”, objeto de desejo dos homens poderosos que frequentam o La Chica, o clube noturno onde se apresenta. Bia nunca encontrou motivos para aceitar as propostas indecentes que recebia até Héctor Mitchell lhe oferecer muito mais do que um Green Card, uma conta gorda e a independência que ela tanto almeja.
    Héctor Mitchell é um bilionário muito cobiçado pelas mulheres da elite nova-iorquina, mas ele não passa mais do que uma noite com elas; ninguém é capaz de prendê-lo, o amor é apenas um fantasma e o mundo um mar de oportunidades. Obsessivo por controle, Héctor vê as coisas saírem do controle quando seu pai, o CEO da Mitchell & Smith entra em coma e seu testamento é aberto: Héctor é o único herdeiro e beneficiado de todos os bens e o cargo presidencial da empresa familiar, isso se conseguir provar que pode ter um relacionamento sério e duradouro, sem traições ou escapadas por mais de um ano.

    Bia se sente tentada com a proposta de Héctor, mas é um perigo inesperado que a leva aos seus braços. Ao decidir protegê-la, Héctor sabe que terá de abrir, pela primeira vez, as portas do seu mundo: seus segredos, sua verdadeira face... e o seu bem mais precioso: Anthony, seu filho acamado, cheio de problemas e doente.
    Poderia um casamento por contrato se tornar uma amizade, paixão ou até mesmo um amor?
    Beatriz e Héctor estão prestes a descobrir.

    Resenha:

    Apesar de ser uma estória que de primeira parece ser bem clichê, o enredo foi muito bem inscrito e há algumas reviravoltas bem interessantes. Bia é uma brasileira que foi tentar a vida no exterior, você pode achar que ela estava atrás de seu sonho americano, mas não estava. Ela estava fugindo de seus medos e traumas de infância que a faziam querer ir o mais distante possível.
    Héctor tanto quanto Bia também tinha seus traumas e estava rodeado de pessoas falsas inclusive a sua família que a todo momento só pensava na herança e no testamento que seu pai deixou apesar dele não ter morrido.
    Para garantir a sua herança ele faz uma proposta a Bia que devido a uma situação terrível se vê praticamente obrigada a aceitar. O que ela não imaginava era que ele era um cara extremamente decente e que faria de tudo para mantê-la protegida e feliz.
    Pouco a pouco os dois vão se apaixonando e Bia vai devolvendo a Héctor tudo que ele tinha perdido e achava que jamais iria conseguir ter de novo. Mas como sempre há aquele vilão disposto a acabar com tudo, neste livro você vai ser surpreendido com quem ele é. Héctor também possui seus segredos e que poderá colocar todo relacionamento em risco. Será que o amor de Héctor e Bia será capaz de suportar tantos obstáculos? 

    Na Telona: Missão Impossível - Efeito Fallout


    Preparem o fôlego, separem o  calmante e se segurem na cadeira: Ethan Hunt está de volta com tudo!
    3 anos após o última edição da franquia, com o mesmo diretor, mas num filme mais longo e mais caro, Tom Cruise está em sua melhor forma, mais uma vez dispensando dublês para trazer mais realismo às telas. E consegue. Nem a cena em que o ator pula de um prédio ao outro, quebrando o tornozelo na vida real, foi cortada do filme.
    Fallout traz, além da trupe de sempre, o Superman Henry Cavill na pele de um agente que entra para a equipe de Ethan, Vanessa Kirby (vista recentemente como a irmã da Rainha Elizabeth na série da Netflix The Crown), interpretando Viúva Branca e Alec Baldwin,  na pele do diretor da CIA. Mas qual é a "Missão Impossível" do momento para o eterno galã? Impedir a fuga do terrorista Lenon (visto no filme anterior), que provoca uma ameaça nuclear. Claro que Lenon não age sozinho e essa jornada inclui corridas em terraços, helicópteros derrubados, escaladas e muito mais. Paris e Londres servem de cenário para cenas de perder o fôlego. Não daremos spoiler, mas devemos contar uma coisa: além do fôlego, preparem também o coração, pois Julia (ex-esposa de Ethan, interpretada por Michelle Monaghan) e Ilsa (Rebecca Ferguson) estão de volta!
    Querem uma palhinha de como ficou? Confiram o trailer aqui e corram pro cinema!

    quarta-feira, 25 de julho de 2018

    Par Perfeito (A. C. Meyer)


    Resenha: Um galã das novelas, pegador sem limites, com a carreira em risco. Jonas Lopes não tem critério quando o assunto é mulher. Até que ele fica com a esposa de um grande diretor de TV e vê sua reputação ameaçada ao ser atacado pela mídia, perdendo patrocínios e campanhas e dando trabalho para sua equipe de assessoria. Quando está por um fio de ter perder o controle da sua imagem, seu empresário e melhor amigo, Bruno, tem a idéia mais surreal para o momento: Um novo amor pode ser o fim dos problemas de Jonas. Logo, um reality show onde o público pode decidir com quem o gato pode ficar no final pode ser o recomeço da imagem de príncipe. Quem são as meninas? Pessoas comuns, como eu e você, que se inscreveram ou foram escolhidas por olheiros. A seleção das 5 será feita pela equipe do boy. Jonas só terá acesso a elas no começo do programa.
    Durante esse primeiro episódio, conhecemos a Nath, inscrita para o concurso pela amiga, ela é totalmente avessa à celebridades e vive num mundo geek. Mas não é só no concurso que ela foi selecionada. Ela mexe com os sentidos de Bruno também. O empresário decide abrir mão daquela que, depois de tanto tempo, fez seu coração bater mais forte, pelo bem do amigo famoso.
    E o desenrolar da história? Você vê nos episódios seguintes. Sim. Esse livro tem um formato diferente. Ele é vendido por episódio, na Amazon. Você pode conferir os seguintes por lá. Boa leitura!

    terça-feira, 24 de julho de 2018

    Rosas de Sangue - Philip Black

    Título: Rosas de Sangue
    Autor: Philip Black
    Editora:Spartacus
    Ano: 2018

    Sinopse:

    Dividido entre o amor da sua vida, Luna, e a fidelidade ao melhor amigo, Marius, Friederic se vê sem chão após sua melhor amiga, Serafine, ser brutalmente assassinada. Decidido à investigar a morte dela, ele acaba tornando-se alvo de uma guerra ancestral, descobrindo sua real origem, envolvendo-se numa trama de mistérios, mortes e o sobrenatural.

    Resenha: 

    Se você espera ler um livro sobrenatural, cheio de vampiros fofos, lobos cheios de marra mas completamente carinhosos, esqueça! 
    Neste a pegada é outra, o livro tem traços fortes de horror  com uma narrativa bem fluida e envolvente. 
    O personagem principal é Frederic um jovem francês diferente da maioria dos jovens com sua idade.  Seu visual até pode ser exótico, mas ele é extremamente responsável, bom filho, fiel a seus amigos e disposto a tudo por aqueles que ama. 
    Porém ao longo do livro fica claro que os desejos por mais que sejam justos nem sempre são atendidos e que a dor sempre pode nos tornar mais fortes.

    "Frederic  agora começaria a aprender na prática que a morte e o fim são inevitáveis quando o ser humano descobre-se vivo."

    Frederic cresce na dor, se torna aquilo que esta predestinado a ser e ele é capaz de mudar toda uma historia que nem de longe esta prestes a ter seu final feliz.
    Espere por cenas fortes, muito sangue e morte, meus caros mesmo com tanta coisa ruim acontecendo você não consegue se desprender da história, este é um daqueles livros para serem devorados com prazer.

    Um livro dinâmico com uma linguagem clara e objetiva aliados a  um narrativa bem trabalhada. A capa é perfeita para o livro e traz referências dele na mesma.
    O livro valeu cada um dos livrinhos e estou ansiosa pela continuação...

    Leu? Gostou? Comenta!


    domingo, 22 de julho de 2018

    Tudo Acontece no Momento Certo - Volume 2 - Audrey Harte





    Título: Tudo acontece no momento certo
    Autora: Audrey Harte
    Editora: Charme
    Ano: 2018
    Páginas: 196

    Sinopse:

    Em “Procurando o amor nos lugares errados”, Annie tentou arrumar um namorado pela internet, mas não conseguiu nada além de um coração partido. Enquanto se perguntava o que deu errado mais uma vez, ela conheceu um dançarino de hip hop atraente, engraçado e sincero. Mas​,​ assim que Casey a chamou para sair, ele teve que deixar a cidade para fazer um​a​ tur​nê com uma promissora pop star. Annie estava disposta a esperá-lo, mas então recebeu uma mensagem de Nate. Mesmo ​ainda atraída​ por Nate​,​ Annie não esquece que​ ele transou com ela e depois a abandonou num bar sem dizer​ nada. Annie aceitará a explicação de Nate e lhe dará uma segunda chance? Ou o charme e a determinação de Casey para lhe mostrar como um homem de verdade deve tratar uma mulher a conquistar​ão? Pode ser também que os dois homens fiquem a ver navios quando alguém d​o seu passado reaparecer. Junte-se​ à​ Annie em suas aventuras em “Tudo acontece no momento certo”, enquanto ela toma algumas das maiores decisões de sua vida.

    Resenha:

    Gente eu amei o livro. Nesta sequência parece que as coisas finalmente melhoraram para Annie, porém nada foi simples e fácil, mas elas nunca são para Annie. Depois de se despedir de Casey que foi dançar em uma turnê eis que Nate retorna para tentar explicar o porquê do seu sumiço aquele dia no bar. Se tem uma coisa que eu admiro na Annie é a sua capacidade de se reinventar e deixar seu orgulho de lado para sempre ouvir o outro lado da estória, poucas pessoas são assim. Mas a verdade liberta e Annie deu a chance a Nate de se explicar, mas Casey balançou suas estruturas e parece que Annie não deixará ninguém atrapalhar isso. Uma coisa que Nate fez bem para Annie foi falar da inscrição de um show de talentos e incentivá-la a participar.
    Apesar da distância Annie e Casey se falam praticamente diariamente. Casey faz um convite para Annie passar um final de semana com ele em São Francisco e assistir uma de suas apresentações e ela aceita. Só que antes disso eles se encontram no show de talentos que Annie se inscreveu e que o grupo de dança que Casey é integrante também resolveu participar.
    Neste final de semana Casey convida Annie para passar o final de semana com ele e justamente em um passeio no shopping ela cruza com Gabe. Sim gente é o Gabe, aquele cara que quebrou totalmente o coração de Annie ao trocá-la por sua ex-namorada grávida, Após esse reencontro e alguns esclarecimentos Annie fica muito mexida e tentada a dar uma nova chance ao Gabe o que me rendeu um ódio imenso, porque até eu estou ficando caidinha pelo Casey...
    Será que Annie passou nos primeiros testes da audição que participou? Será que ela dará uma nova chance a Gabe após ouvir suas explicações?
    Diferentemente do primeiro livro parece que finalmente as coisas começam a dar certo para Annie, tão certo que dá até medo... Mas como tudo que é bom dura pouco... Cheguei no CONTINUA e só me resta aguardar ansiosamente o desenrolar dessa estória e ver se Annie finalmente terá seu merecido final feliz.


    PS: Eu não poderia deixar de falar de Alex, o melhor amigo de Annie.  Ele é incrível e sempre está lá por ela. Como diz a Annie: - Ah se você fosse hetero!!!

    sexta-feira, 20 de julho de 2018

    Surpresas do desejo/Tentação do prazer (Sharon Kendrick)


         Sou uma apaixonada pela Editora Harlequin. Seus livros de bolso então são meus grandes vícios. Fáceis de se carregar na bolsa (seja ela grande ou pequena), com histórias interessantes que dá pra dar "aquela desligada" do mundo real e o preço. Como diz a propaganda: um precinho que cabe no seu bolso. E se vem duas histórias em um livro só então? É diversão garantida por mais tempo. 
         Como esse livrinho de bolso tem duas histórias vou resenha-las em separado pois sei que eles existem como únicos também.

    Sinopse:

    - Surpresas do Desejo:

         Aisling pode ser uma caçadora de talentos de primeira para a empresa do bilionário Gianluca Palladio, mas, devido à sua aparência sóbria e conservadora, ele nunca reparou nela de verdade. Até que, em uma festa no interior da Itália, Gianluca tem um vislumbre da mulher que se esconde sob a fachada de executiva formal: a intensidade de Aisling desperta nele o desejo de seduzi-la… Uma noite não é o suficiente, e ele exige outra para que terminem o que começaram. Mas um breve caso fica fora de questão, pois agora Aisling e Gianluca estão ligados para sempre…

    Resenha:

         Vocês devem estar pensando... mais uma história de amor entre um milionário e uma mulher carente. É... concordo que é bem clichê, mas vende. E porque vende? Por que queremos sair do nosso cotidiano e às vezes a melhor forma de se desligar desta nossa vida dura é através de uma boa história de amor. É claro que temos plena consciência de que histórias como a que lemos nesses livros quase nunca acontecem na vida real mas... quem se importa? Leio para me distrair, sair do lugar comum e uma bela história de amor é e sempre será uma bela história de amor.
        Em Surpresas do Desejo vemos uma química forte e latente entre Aisling, uma headhunter (caçadora de talentos ou se preferir uma agenciadora de empregos) e Gianluca, um lindo e sexy bilionário. 
         A história e o jogo de sedução acontece em Londres e Úmbria (Itália) e conta com diálogos divertidos e os pensamentos dos personagens que lhe dá vontade de dar um sacode em cada um deles. Não fique esperando muita coisa, com algum plot twist arrebatador. É uma história clichê, com diálogos bem estruturados e enredo dinâmico, além é claro de um final feliz previsível.

    - Tentação do Prazer:

    Sinopse:

         O orgulho de Cesare fora ferido anos atrás por Sorcha Wittaker. Agora, a empresa dela precisa de seu talento. Então ele decide seduzi-la e abandoná-la, só por vingança! Sorcha ainda é a mulher mais atraente que ele conheceu. Seja na sala de reunião, no escritório ou no quarto, a paixão entre eles é incrível. Terminar o caso será uma missão muito difícil...

    Resenha:

         Mais um clichêzão daqueles, a diferença agora é que a história é meio truncada. Demorei para compreender o dilema de vida dos personagens. Primeiro me soava estranho o nome da mocinha. Sorcha. Esquisito, não? 
          Na história Sorcha conhece Cesare quando ainda é uma adolescente (afinal 18 anos para mim um jovem ainda está naquela fase indecisa) linda e sonhadora e ele um rapaz (tem 26 anos nessa época) enigmático e amigo de seu irmão, Rupert, ou seja, proibido!
         Depois de recusar o pedido de casamento de Cesare (OPS! SPOILER!!!) Sorcha segue seu caminho sem jamais esquecer tão arrebatador amor (É ou não um clichêzão?) e anos depois reencontra Cesare, mais lindo, sexy e encantador do que antes. Ele é convidado a ajudar na recuperação da empresa da família de Sorcha. 
         Os diálogos são em muitos momentos cansativos, com cada um querendo superar e humilhar o outro. Em diversos momentos me dava uma vontade louca de dar uns tapas nos dois para parar de tanto mimimi. Em outros de dar uma bela e atravessada resposta. Mas tudo faz parte da provocação com o leitor. E com isso não largar a história mas sim ler vorazmente para saber como ela acaba.

    Conclusão:

         Se você quer ler algo para sair de uma ressaca literária braba eu sempre aconselho. leia os chamados livros de banca. São sempre agradáveis surpresas. E você? Curte um bom clichê? E esses romances de banca? Contem pra mim. Abraços e até a próxima resenha.

    quinta-feira, 19 de julho de 2018

    Na Telona: Primavera em Casablanca


    Misture os seguintes ingredientes: Uma linda história de um professor marroquino que dá aulas gratuitas a crianças em berbere; Altas doses de machismo; Um fã de Fred Mercury sonhando em viver de música; Uma rica adolescente que enfrenta conflitos relacionados a opção sexual; Um homem judeu que vive independente de sua religião. Misture tudo em dois tempos, em 1982 e 2015, com tudo que isso implica, em termos comportamentais, religiosos e políticos. O cenário? Marrocos. Eis a receita de um bolo belo, porém confuso, com tantas histórias independentes que (eis o único spoiler que podemos dar), não necessariamente se esbarram.
    Ao fundo, uma homenagem indireta ao filme Casablanca, que nos emociona e nos diverte junto com os personagens.
    O filme abordado hoje é Primavera em Casablanca, de Nabil Ayouch (com roteiro dele e de Maryam Touzani - que estampa o pôster do filme e é uma das protagonistas). Delicado, sensível, agoniante, confuso, com bons cenários e clichês. Uma obra que te deixa saindo do cinema pensativo e discutindo os assuntos abordados por dias. Extremamente recomendado!

    quarta-feira, 18 de julho de 2018

    Conto de Fadas Rock'n roll: O Baixista (L. C. Almeida)


    Nota: ✰✰✰✰✰

    Resenha: Chloe é uma jovem órfã, que passou a vida acompanhada de sua única família, os meninos da banda Black Road. Dessa relação, surgiu um namoro com o baixista, Axl Hunter, de quem ela fugiu ao perceber que a banda poderia crescer (e ela se achou um peso na vida do boy), deixando Axl destruído emocionalmente.
    Após alguns anos tentando esquecer o ex, Chloe está de volta. Claro que não será bem recebida de primeira, né? Então a moça consegue uma vaga de assistente executiva da banda, o que garante tempo indeterminado ao lado de Ax. Mas a vida de ambos já não é a mesma (o trauma dele o faz achar que ela vai fugir novamente) e a banda é considerada a realeza do rock. Será que eles conseguem superar seus traumas e darem uma segunda chance ao amor?
    Um detalhe: No caminho de reconquistar o ex, Chloe e Ax precisam fingir que são novamente um casal para ela acompanhar o moço no casamento da irmã (com a ex dele. Sim. O único namoro que o baixista teve depois de Chloe foi com uma moça lésbica). Nesse reencontro com a família, muita coisa acontece entre confusões com fãs e implicâncias de ex's.
    Contando com músicas que não saem das nossas playlists, muita risada e suspiros, o livro é muito bem escrito e de leitura rápida (causando ressaca literária depois, inclusive). Esse é o segundo volume da série Conto de Fadas Rock'n Roll. Em breve, traremos a resenha dos outros integrantes.

    terça-feira, 17 de julho de 2018

    Inconveniências de Um Casamento( O Clube dos Devassos livro 2) - Chiara Ciodarot



    Título: As Inconveniências De Um Casamento
    Autora: Chiara Ciodarot
    Distribuito: Amazon
    Ano: 2018
    Páginas: 339

    Sinopse:


    Rio de Janeiro, 1874



    Bailes, saraus, passeios pela Ouvidor, visitas à modista ou comer docinhos na Carceller, nada disso parece entreter Caetana Feitosa de Vasconcelos. Tudo perdeu o encanto e o brilho quando ela descobriu, no dia do seu casamento, que o seu marido havia omitido detalhes importantes sobre a sua vida e que envolvem o pai da noiva. Agora, magoada e incapaz de aceitar a falta de confiança, Caetana dá um ultimato: seu marido terá que contar toda a verdade, senão, não consumarão o casamento e será anulado. 

    Não poderia haver maior temor para Roberto Canto e Melo do que perder a mulher que ama. Apaixonado pela esposa, desde o primeiro momento em que a viu, ele se sente num duelo de forças, tanto interno quanto externo. Precisa proteger um segredo que não é seu e que, se descoberto, poderá prejudicar vários escravizados traficados ilegalmente e destruir o Clube dos Devassos. 

    Será o Amor capaz de perdoar, ou os dois terão que conviver com aquele casamento inconveniente? 

    Venha se apaixonar com Caetana e Canto e Melo, no segundo volume da Coleção O Clube dos Devassos. 

    Resenha:

    O segundo livro da coleção: O Clube dos Devassos. Atende a todas expectativas de quem leu o primeiro livro.
    Então se você ainda não leu o primeiro, para ai! 
    Dê uma olhada na nossa resenha de  A Baronesa Descalça, depois leia o livro e só ai continue a ler esta resenha. 
    No segundo livro temos a história de Caetana e Canto Melo, um casal cheio de aventuras e muita poesia.
    Caetana que para alguns parecia ser uma jovem frágil, delicada e de certa forma submissa, mostra sua verdadeira identidade neste livro. 

    " Eu odeio ouvir vocês falarem sobre as mulheres como se fossem frágeis damas ao invés de criaturas racionais. Nenhuma de nós quer viver em águas calmas por toda a vida"
                                                                             Jane Austen, Persuasão

    Caetana tal como Jane Austen descreveu não tem medo de águas turbulentas, forte e valente a personagem vai ganhando mais poder ao longo da trama. Claro que ainda assim é uma pessoa sensível em busca de uma vida feliz para si tal como para todos ao seu redor. Se no primeiro livro vimos uma Caetana sufocada pelo seu pai, neste podemos ver todas as nuances do casamento com Canto Melo..
    Nosso Devasso da vez, é um poeta em um corpo de guerreiro, cheio de amor para entregar a Caetana, porém envolvido em grandes mentiras também. 
    A tempos não me deparava com uma história tão envolvente. De um lado temos o romance e a ação, de outro temos uma boa dose de comédia. 
    Canto e Melo é sem dúvidas uma figura única.

    "André poderia não ser um letrado e nem ter conhecimento de poética, mas duvidava que rimar coração com limão, comparar amor com licor e fazer trocadilhos entre desejo e queijo, junto e presunto, que se formaria uma bela poesia. Era aquilo receita de amor ou de de café da manhã?"

    Entre o rir e suspirar o leitor é levado varias vezes a pensar no processo abolicionista do Brasil.

    Torci muito pela felicidade do casal, afinal um amor cercado de poesia merece receber o premio mais ansiado pelos poetas.,

    " O que é o Amor senão canto e silencio, 
    ao mesmo  tempo." 
    Roberto Canto e Melo, O que é

    Considerações Finais:

    Uma narrativa, simples, clara e bem fluida. Os personagens criados pela Chiara são envolventes, envolvidos em personalidades distintas e marcantes. A trama esta perfeitamente alinhada ao primeiro livro A baronesa descalça. 
    O trabalho de edição e revisão segue a mesma linha do livro anterior, vale ainda ressaltar a belissima capa e claro os trechos de poesias( Amei!)

    Em suma, um livro lindo, bem escrito e com muita vida.

    E claro, já estou ansiosa para conhecer melhor outros devassos...








    domingo, 15 de julho de 2018

    Na Natureza Selvagem (Jon Krakauer)




    Lançado originalmente em 1996, Na natureza selvagem é um complexo trabalho jornalístico de Jo
    n Krakauer, ex-aventureiro escalador que se tornou um jornalista muito atuante, o que sem dúvida teve influência no finíssimo resultado do livro. Uma refinada organização de ideias permite que a obra seja lida como se fosse um romance de ficção — o autor constrói uma narrativa diferenciada, daquelas que começam pelo final e não se esforçam em deixar algum mistério sobre o que vai acontecer depois: não é bem o desfecho que interessa ao leitor, mas sim a explicação para ele. Afinal, o que motivou Chistopher McCandless a largar uma vida confortável para procurar a natureza selvagem?

    O livro inspirou um filme do mesmo nome que se tornou muito conhecido para todos os bichos-grilos, aventureiros, curiosos que assistem a Tela Quente ou simplesmente amantes do cinema, ou da “sétima arte”, como diriam os maiores nomes do transporte alternativo do Brasil no Choque de Cultura.

    Sinopse

    Conta-se a história de Christopher McCandless, 23 anos, recém-formado em História. Concluídas as suas obrigações acadêmicas, o jovem de classe média ignora a possibilidade de estudar Direito em uma instituição renomada, doa todo o dinheiro da poupança acadêmica a uma instituição beneficente e parte para uma viagem tão louca quanto espiritual, em busca do Alaska, região naturalmente não muito hospitaleira que por suas paisagens meio contemplativas e góticas exerce fascínio em aventureiros da América do Norte, especialmente nos estadunidenses. Lá chegando, se estabeleceu num microônibus que por isso se tornou famoso no mundo inteiro. O autor conta até por que o veículo foi parar naquele local tão afastado. Também deixa para trás seus pais, sua irmã e tudo o que vivia antes.

    Por isso, Krakauer também dedica parte do livro a contar a trajetória de outros aventureiros, para assim ficar perceptível em que medida tais vagabundos errantes se parecem uns com os outros e o que os diferenciam. Ele pormenoriza especialmente as vidas de Russellini e Everett Ruess. Ambos, assim como Krakauer, foram ou ensinados pelos pais ou aprenderam de alguma forma a acampar, além de serem esportistas dedicadíssimos, disciplinados quase ao ponto do profissionalismo.

    O próprio McCandless, que assumiu o alter ego de Alexander Supertramp durante quase toda a sua aventura, ajudou Krakrauer na escrita por ter um contato íntimo com a escrita durante suas andanças. MacCandless era um ardente escritor de diários, quase sempre registrando pelo menos uma frase para cada uma das situações pelas quais passou. Outro material, essencial neste caso, foram os relatos das pessoas que conviveram com ele durante sua misteriosa viagem – tão misteriosa que nem um detetive a serviço dos pais conseguiu localizá-lo. Mas isto está muito bem explicado no livro.

    O que ficou do que passou

    O livro é tão inspirador quanto o filme, embora a produção do cinema seja menos jornalística e mais focada em uma narrativa que tem muito do tom lúdico de filmes ficcionais. Não é exagero quando algumas pessoas dizem que o filme realmente mudou seus planos de vida — agora eu sei que tampouco o será com o livro, também muito inspirador e ainda mais completo, mostrando outras histórias de gente errante e alguns detalhes que uma produção cinematográfica não conseguiria atingir. Cada plataforma (cinema; livro), portanto, se completa.

    O autor, apesar de ser meio entusiasta da vida de McCandless, não se furta a criticá-lo e durante todo o livro apresenta várias visões sobre os feitos do andarilho, tanto opiniões e estudos negativos quanto positivos, concordando com alguns e discordando de outros. O livro é bem mais potente em desmistificar algumas passagens da vida de Chris, até porque não poupa esforços em explanar toda o esforço de pesquisa feito por Krakauer.

    Jon Krakauer também escreveu O ar rarefeito (1998), livro de grande difusão, Sobre homens e montanhas (1999) e Pela bandeira do paraíso (2003). Contribui para diversos jornais e se mantém ativo na escrita até hoje. 

    sexta-feira, 13 de julho de 2018

    A Vida Secreta das Árvores (Peter Wohlleben)




    Sinopse:


         E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos?
         Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.
         Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza.

    Resenha:

         Como bióloga, botânica e educadora ambiental vocês podem imaginar a minha empolgação quando soube deste livro. Foi através de um encontro de livreiros e blogueiros com a editora Sextante/Arqueiro que ganhei esse livro e ao assistir ao video sobre ele minha empolgação foi maior ainda.


         Mas ao ler veio a triste constatação... A abordagem dele é só com florestas de clima  temperado (com verões e invernos bem definidos) e cuja vegetação é bem distinta da que temos nas regiões tropicais. Então caro leitor... não se apegue tanto ao que você vai ler neste livro pois a maioria dos conceitos não se aplica para nós.
         Fora isso, muitos conceitos ecológicos tratados são mal expostos ou até mesmo fantasiados com interpretações em sua maioria das vezes errôneas.
         Mas não desanimem e desistam de ler esse livro. De uma linguagem de fácil compreensão o texto é acessível aos leigos no assunto. E se você tiver o devido cuidado de compreender que nem tudo que você está lendo nele é tão "ferro e fogo" como o autor tenta passar, trata-se de uma forma mais popular e simples de se compreender a importância que se tem ao se conservar uma floresta. E que árvore, ou planta, como preferir, não é um ser inanimado, ele tem vida e reações como qualquer ser vivo, mesmo que em seu tempo e limite.