Equipe

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

A Baronesa Descalça - Chiara Ciodarot





Titulo: A Baronesa Descalça
Autora:  Chiara Ciodarot
Editora: Amazon
Páginas:346

Sinopse:


Vale do Paraíba, 1872. Saraus, bailes, rapazes, cavalgar e defender a abolição da escravatura, são estes os gostos da bela Amaia. Mas tudo parece perder sentido quando seus pais morrem e deixam nas suas mãos uma fazenda de café e um testamento que a impede de alforriar os escravos. Sem saber como administrar uma fazenda e se afundando em dívidas, ela encontra apenas uma solução: se casar. Todo e qualquer solteiro ou viúvo se torna um pretendente em potencial. Ou quase todo. Eduardo Montenegro não é pretendente para moça de família. Fundador do Clube dos Devassos, o misterioso Montenegro não pretende se casar, mas isso não o impede tentar levar Amaia para cama. Enquanto tenta manter a sua integridade física e emocional, Amaia arruma um pretendente inesperado. Será que ela vai conseguir levar adiante o seu plano de salvar a fazenda e os escravos, ou será que a sua atração por Montenegro será maior? O famoso devasso acabará seduzido pelos encantos da charmosa abolicionista e a pedirá em casamento antes que ela se case com outro?

A Baronesa Descalça é o primeiro livro da Coleção O Clube dos Devassos



Resenha:

Posso dizer que já tenho um novo favorito do ano?

Resenhei este livro a pedido do blog. Só tenho a agradecer pois foi um enorme prazer passar algum tempo ainda que pequeno com Amaia e Montenegro.

A história...

O livro se passa aqui no Brasil de 1872, época dos grandes fazendeiros. Época onde a maior parte da mão de obra era escrava e as mulheres não tinham qualquer tipo de independência, alias eram vistas como barganha em grandes negociações, casamentos nada mais era do que negocios.

Período histórico onde surgem os Abolicionistas, um grupo de homens brancos que passaram a defender a liberdade dos escravos africanos.

A vida não era nada fácil para as mulheres, imagine então uma que era contraria a escravidão, ousada, divertida e que procurava ser livre de todas as formas.

Amaia é esta mulher, segura e cheia de auto estima, buscando a todo custo ser ouvida e respeitada.

Ela cresceu em uma família onde o pai era bastante tranquilo com a personagem da filha mais velha, uma mãe que não aprovava suas atitudes e uma irmã mais nova parecida com aquelas bruxas malvadas dos contos de fadas ( já digo que odeio Cora com todas as minhas forças).

Para compensar uma irmã terrível Amaia tem uma melhor amiga de ouro, Caetana. Ela  é o oposto, doce, gentil, centrada e muito muito querida.

No livro vemos nossa mocinha fazendo o possível e impossível para libertar ou ao menos melhorar as condições de vida dos escravos de sua fazenda. Mesmo que para isto precise deixar todas as suas certezas e até mesmo seu orgulho.

Amaia sofre muito ao decorrer do livro, mas sempre levanta a cabeça ergue o queixo e supera. 

- Uma relação, pra mim, não se trata de paixão, nem de sentimentos. Procuro interesses em comum, objetivos que se cruzam, e, claro muita diversão.
- Hah, se o senhor espera que toda esposa possa ser divertida, o  senhor vai passar a vida procurando uma mulher para se casar...
- Tolinha, não quero trocar palavras com uma mulher...E saiba eu nunca me casarei."

Já nosso herói, bem não tão herói assim.

 Montenegro é uma figura imponente, forte, misterioso e cheio de lábia, também conhecido como "canalha", traz sentimentos confusos para Amaia, assim como ela o afeta. 

A história de vida de Montenegro é contada ao longo do livro e transborda a emoção. 

Gostei da abordagem delicada como a autora abordou a relação de ambos com a escravidão.

Os dois são um casal perfeito por mais que eles não se enxerguem como almas gêmeas.

Sobre o livro...

A narrativa é fantástica, rica em detalhes, a descrição da ambientação, costumes e vocabulários são muito bem empregados. O leitor se transporta para as fazenda e a época em poucas páginas lidas. Outro fator que me fez agradecer tanto ao livro é o trabalho gramatical tão bem desenvolvido, não notei a presença de erros de português, ao contrário o livro me trouxe palavras novas a meu vocabulário.
A diagramação e a edição são condizentes com o livro.
Bom só faltou falar da capa. Gente a capa é a linda Amaia sem duvida, ou seja, amei!

Espero que em breve a Chiara publique um livro sobre Caetana . Preciso da continuação da história dela na corte.

Leu? Gostou? Comenta...

Quer conhecer a autora? Página no Facebook de Chiara Ciodarot

Ahhh! E o livro está sendo vendido aqui: A Baronesa Descalça








2 comentários: