Equipe

terça-feira, 18 de julho de 2017

200 anos da morte de Jane Austen (Celebração)

Nessa 3a feira comemora-se os 200 anos da morte da autora inglesa Jane Austen. Como forma de homenagear tal ícone da literatura universal fizemos um breve relato de sua vida e obra.
 
 

Pintura a óleo de autor desconhecido.
Baseado em aquarela feita pela irmã da escritora, Cassandra Austen em 1810
Encontra-se exposta na Galeria Nacional de Arte em Londres.
 
A vida de Jane Austen:
 
Nascida em 16 de dezembro de 1775 (Seventon - Hampshire) é a segunda de oito filhos do reverendo George Austen e Cassandra Austen sendo somente ela e sua irmã mais velha (também chamada Cassandra) as únicas filhas.
 
De classe social abastada (nobreza agrária) e muito religiosa, Jane Austen contextualizou muito de seu cotidiano em suas obras.
 
A família Austen era uma "devoradora de romances" graças a vasta biblioteca que seu pai possuía. Lugar preferido de Jane sempre que regressava do internato.
 
Apesar de relatos de um amor na juventude (Thomas Lefroy) e de ter sido pedida em casamento por Harris Bigg-Wither, Jane Austen jamais se casou.
 
Jane Austen em morreu aos 41 anos em 18 Julho de 1817, Winchester, vítima do Mal de Addison e suas últimas palavras foram:
 
"Não quero nada mais que a morte"
 
 
 
Seu corpo está enterrado na catedral de Winchester
 
 
Obras de Jane Austen:
 
Quando jovem Jane Austen escrevia comédias. Sua primeira obra foi Lady Susan, escrita entre 1792/93, aos 17 anos, porém a autora não assinou sua criação. Esse livro retrata as relações interpessoais daquela época.
 
Sinopse de Lady Susan:
 
 
Susan Vernon é uma viúva sedutora e manipuladora na casa dos 30 anos de idade que busca um novo e vantajoso casamento para si, ao mesmo tempo que, tenta arranjar um casamento para sua filha Frederica, uma jovem tímida e submissa, com um homem rico e tolo. Preenchendo sua agenda com convites para visitas estendidas a parentes de seu falecido marido através de astuciosas manobras visando atingir seu principal objetivo. Essa é uma obra onde conhecemos uma mulher astuta e maliciosa acostumada a brincar com os sentimentos alheios sem nenhum remorso.
 
Texto de montagem livre, baseado no site skoob.com.br
 
Em 1797, Jane Austen já havia escrito suas duas mais reconhecidas obras. Orgulho e Preconceito, que originalmente chamava-se Primeiras Impressões e Razão e Sensibilidade (Elinor e Marianne). Tais obras foram rejeitadas quando foram oferecidas por seu pai pela primeira vez a um editor e publicados com o pseudônimo “Uma Senhora” em 1811 (Razão e Sensibilidade) e 1813 (Orgulho e Preconceito).
Curiosamente o título Orgulho e Preconceito foi retirado de uma frase do romance Cecília de Frances Burney.
 
Sinopse de Orgulho e Preconceito:

 
 
 
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidade de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de 20 anos, uma das 5 filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
 
Sinopse de Razão e Sensibilidade:
 
 
 
 

Este romance concentra sua narrativa nas idílicas tramas de amor e desilusão em que duas belas irmãs inglesas se envolvem - Elinor e Marianne Dashwood - quando chega a idade do casamento. À procura do amor verdadeiro, as filhas órfãs de uma família pertencente à pequena nobreza enfrentam o mundo repleto de interesses e intrigas da alta aristocracia. Marianne e Elinor representam polos opostos do universo ético de Austen - enquanto Marianne é romântica, musical e dada a rompantes de espontaneidade, Elinor é a encarnação da prudência e do decoro.
 
Jane Austen publicou ainda Mansfield Park, em 1814 e Emma, em 1816 que pode ter sido inspirado no internato que autora estudou em Reading. E deixou como inacabadas as obras Os Watsons e Sanditons que foram finalizadas e publicadas por seu sobrinho em 1871.
 
Sinopse de Mansfield Park:
 
 
 
Aos 12 anos de idade a jovem Fanny passa a morar de favor em Mansfield Park, a casa do esposo de sua tia, Sir Thomas Bertram. Inteligente e estudiosa, ela logo se torna amiga de seu primo Edmund, o filho mais novo de seus tios, apesar de ser sempre destratada por seu tio e pelas suas primas fúteis. Com o passar do tempo Fanny se torna uma bela mulher, que acaba chamando a atenção de Henry Crawford, jovem que se tornou recentemente seu vizinho juntamente com sua irmã, Mary. Notando o interesse de Henry por Fanny, os tios dela logo promovem um encontro entre os dois para logo depois se sentirem revoltados com o desprezo que a jovem demonstra pelo seu novo vizinho.
 
 
Sinopse de Emma:
 
 
 
Emma Woodhouse, uma jovem bonita, inteligente e encantadora, está decidida a jamais se casar. Ela já possui toda a fortuna e a independência de que precisa e sente-se perfeitamente satisfeita com sua situação, o que não a impede de se divertir planejando casamentos entre as pessoas que a cercam. Ao conhecer Harriet Smith, uma moça de status social mais baixo, Emma decide ajudá-la a encontrar um pretendente que seja um verdadeiro cavalheiro. Porém, a jovem descobre que interferir demasiadamente na vida dos outros pode por em risco a própria felicidade. Para garanti-la, Emma deve superar seus preconceitos e compreender melhor o que se passa em seu coração.
 
Jane Austen foi uma mulher a frente do seu tempo e suas obras abordam temas ainda bem atuais. Qual é a sua preferida?

Fontes da pesquisa:
Wikipédia;
L&PM Editores - Vida e Obra: Jane Austen;
https://www.ebiografia.com/jane_austen/;
Skoob.

 

8 comentários:

  1. Ah, Jane... Jane Austen... chego a suspirar. Até hoje, deve ser aplaudida de pé. "Orgulho e Preconceito" é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Falar de Austen é sempre maravilhoso. Eu AMO as histórias dela e não teria sido aleitora que sou sem ter lido seus livros.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Ah, Jane... como não amar? Confesso que não sou fã de todas as obras dela, até porque algumas são super "menininhas", mas garanto que também há lições de vida, de moral, de caráter para os homens, pelas páginas escritas por Austen.

    ResponderExcluir
  4. Aquele momento que rola a vergonha por nunca ter lido nada dela, todos falam que é maravilhoso tudo que ela escreve e eu nunca li nem uma citação haha acontece... tenho que colocar na minha meta do ano que vem! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Jane Austen deveria ser leitura obrigatória em colégio, sério mesmo. Falta amor, romantismo e emoção nas crianças de hoje por causa disso, povo não lê!

    ResponderExcluir
  6. Essa mulher é sensacional! Até hoje é um ídolo para tantas pessoas e merece todos os elogios. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ah, minha querida Jane! Como amo suas histórias! Sempre que tenho oportunidade releio algum trecho de seus livros.
    Amaria conhecê-la!

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhhhhhhhhhhh Janeeeeee....maravilhosa...apesar de amar seus livros, eu não conhecia nada sobre a vida dela...e eu amei poder conhecer um pouquinho mais...
    thebestwordsbr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir