Equipe

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Novembro Online (Aline Sant'Ana)


Classificação: ✩✩✩✩✩

     Em conjunto com a minha parceira aqui do blog, Sabrina, dividi os 12 contos da Aline Sant'Ana em dois grupos. Os ímpares (meses Janeiro, Março, Maio, Julho, Setembro e Novembro) e os pares (Fevereiro, Abril, Junho, Agosto, Outubro e Dezembro).
    Coube a mim o grupo dos ímpares e com essa resenha de hoje fecho a minha participação nessa "maratona literária". E para mim esse é o melhor de todos os que li. Mas vamos aos fatos...

Sinopse:

     Chase Wilmington é um escritor famoso, reconhecido mundialmente por seus livros de literatura fantástica. Entretanto, seus melhores amigos, também escritores, bolam um desafio no qual eles devem sair de suas zonas de conforto e escreverem algo que não estão acostumados. 
    Por sorte ou azar , Chase é jogado em um universo totalmente desconhecido, o do romance erótico. 
    Tentado a vencer o desafio, Chase cria um perfil fake no Facebook para entrar em grupos de romance e sondar o que as leitoras gostam e também buscar dicas de livros como fonte de pesquisa. 
      E é nesse momento que ele conhece a escritora independente Blair Howard. 
     Chase e Blair mostrarão que o amor pode acontecer independente da presença física e, por mais que existam dúvidas sobre a existência desse sentimento, fica a prova de que ele é capaz de vencer barreiras, principalmente aquelas impostas por nós mesmos.

Resenha:

     Começando pelo título já temos uma dica de como é abordado esse conto. A história é contada sob o ponto de vista dos dois, Chase e Blair. No início uma troca de emails entre os personagens. Mas isso seria muito pouco e Aline como sempre sabe incrementar uma história com habilidade ímpar.
     Depois vem a sinopse. Um escritor? Oba! Para mim que estou tentando me aventurar nesse meio , um personagem escritor é um aprendizado e tanto.
     As primeiras 20 páginas já nos coloca a par de maneira bastante divertida de como Chase se mete numa engraçadíssima enrascada. É que uma vez ao ano ele e seus amigos também escritores se reúnem para o Desafio do Escritor

" — O Desafio do Escritor carrega esse ano aquilo que não estamos acostumados a fazer. Vamos sair da nossa zona de conforto e arriscar bem fundo..."

     Não vou entrar em mais detalhes senão perde um pouco da graça. Só posso dizer que o resultado deste desafio é no mínimo de chorar de rir. Só aí já me diverti com esse conto e me fez ler com um prazer a mais.
     Desafio feito, desafio aceito. Chase começa então a sua pesquisa mas não consegue lidar bem com o que vem pela frente. Ele se acaba de rir sobre a forma como são descritas detalhadamente o envolvimento amoroso dos personagens. Tudo por puro preconceito.
   Depois de respirar fundo e focar no objetivo do Desafio, Chase resolve partir para a batalha, conhecer melhor o que falam, do que gostam e quem são os leitores (no caso, as leitoras) deste estilo literário, romance erótico (tá na sinopse, não é spoiler). Ao criar um perfil falso e ser aceito em diversos grupos do Facebook (#medo), Chase se depara com Blair, uma escritora independente. E ao meu entender já bem estabelecida no meio (5 livros publicados!).
    Blair procura leitoras beta para seu mais novo romance (tamos aqui Blair, é só chamar! - olha o jabá). Chase resolve arriscar, afinal quem sabe uma escritora não pode dar a ele a luz que não consegue enxergar?
     Daí em diante a história ganha corpo, alma e por que não, nossos corações? Os diálogos entre os dois através de e-mail é muito fofo. Existem leitores que não curtem esse recurso de troca de mensagens, cartas e etc. Eu ADORO! Mais um ponto para o conto.
     O envolvimento emocional de Chase com Blair e a forma descontraída que ela possui ao lidar com os entraves dele foram deliciosos de ler. O romance aos poucos e de forma delicada vai se construindo entre os dois e daí em diante é só felicidade.
     O final é lindo e da forma mais clássica possível mas prefiro terminar com uma frase que a Aline usou e que acho que identifica bem esse conto.

" Palavras agora não seria suficientes, afinal, a melhor maneira de amar está em poder demonstrar com gestos aquilo que diz o coração."

Aline Sant'Ana, te dedico essa resenha 😍😍😍😍

















3 comentários:

  1. Oi Monique!
    Eu adoro contos que envolvem escritores, ou blogueiros. Eu já tinha lido uma resenha de que esse é o melhor de todos os contos. O que você acha?

    Beijos!
    Paulinha C.
    naoleia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Monique, adoro livros com escritores rs Por que será?? Ainda não conhecia esse conto, mas com certeza já me interessei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonado pela escrita da Aline. Eu parei no conto de fevereiro, e estou procurando um tempinho para voltar com a leitura.

    ResponderExcluir