Equipe

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Frida Kahlo: Para que preciso de pés quando tenho asas para voar? (Jean-Luc Cornette & Flore Balthazar )


Classificação: ✩✩

Sinopse:

     1937, México. Frida Kahlo, artista genial e mulher livre, recebe em sua casa Leon Trotsky, um dos líderes da revolução russa, forçado ao exílio após a ascensão ao poder de seu adversário Stalin. Até 1940, o político, a bela mexicana e seu marido, o grande pintor Diego Rivera, viverão uma aventura extraordinária, entre paixão e fúria, arte e política, risos e lágrimas. Três destinos que se cruzam para contar quatro anos de uma história que marcou profundamente o século XX.


Resenha:

     Ganhei esse HQ no encontro da Aliança de Blogueiros do Rio de Janeiro com a Editora Autêntica-Nemo que aconteceu em Maio deste ano (o link já foi postado aqui, na resenha anterior, mas se quiser procurar no blog está nas publicações de Maio 😉 ).
     Eu confesso que na hora que coloquei as minhas mãozinhas nessa obra fiquei bastante empolgada pois sou fã da obra desta pintora surrealista. A capa, com todo o colorido e ícones que a representam me fizeram furar a fila da leitura para poder me inteirar um pouco mais da sua vida cheia de percalços. Mas tenho que lhe contar, caro leitor, que essa obra me decepcionou bastante.
     A começar, já na primeira página vejo com bastante estranheza uma gíria que não era utilizada nos dias de hoje. Para mim, a abordagem da história do triangulo amoroso Diego-Frida-Leon deveria ter, não obrigatoriamente, uma linguagem coloquial ou algo mais real com o que era usado naquela época (década de 1930) e não gírias atuais.
 

     A partir daí a empolgação com a história diminuiu bastante. Encontrei outras "escorregadas" como essa ao longo da história mas não vou me ater a elas para não desestimula-los também. A disposição dos quadrinhos foi outra coisa que também me incomodou, pois em diversas vezes a história ia e vinha no tempo tornando a dinâmica dos acontecimentos confusos, fazendo com que eu, por diversas vezes, voltasse alguns quadrinhos para compreender os fatos.
     Os HQs atuais cada vez mais publicam histórias interessantes, com abordagens de temas contemporâneos e importantes de serem expostos. Adoro ler e às vezes reler boas histórias mas como 1ª obra que li sobre um pouco da vida deste ícone das artes, ele deixou bastante a desejar.
     O designer gráfico, o tamanho das letras, e tudo que concerne a arte dos HQs é primoroso nesta obra mas o cuidado no que se refere a dinâmica dos acontecimentos... isso não me deixou feliz.

3 comentários:

  1. Pena que o HQ deixou a desejar. Eu também gosto muito da pintora que para mim é poetisa ao quadrado. Iria ficar com expectativas altas, mas vou me segurar. MEsmo assim quero ler.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de ler essa HQ. Fiquei muito curiosa.

    Rita Flôres
    paragostardelerbrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha visto a HQ já e o titulo dela me fez desejá-la muito, porém agora fiquei meio receosa para ler.

    ResponderExcluir