Equipe

terça-feira, 1 de agosto de 2017

HQ O Diário de Anne Frank - Mirella Spinelli


Classificação: ✩✩✩✩✩
 
Sinopse:
 
     Anne Frank passou dois longos anos escondida no “Anexo Secreto” de um prédio de escritórios em Amsterdã, entre 1942 e 1944. Sua história é conhecida no mundo inteiro graças ao diário que ela escreveu para escapar do tédio do confinamento. Por meio dele, podemos acessar os sentimentos mais profundos da adolescente que, presa por tanto tempo em um pequeno cômodo com outras sete pessoas, ainda se revela uma jovem engraçada, sensível e cheia de esperança.
     O Diário de Anne Frank em quadrinhos é um relato doce e, ao mesmo tempo, melancólico da garota judia e sua experiência durante a Segunda Guerra.
 
Resenha:
 
     Esse foi um dos livros que ganhei no encontro da Aliança de Blogueiros do Rio de Janeiro teve com a editora Autêntica-Nemo que ocorreu em Maio ( Encontro sobre HQ com Autêntica-Nemo ).
     Muita gente ainda desconhece, mas os HQs não são só de histórias divertidas como os que fizeram parte da infância de muitos de nós, e de alguns adultos até hoje. Os HQs, principalmente os europeus, publicam muitas histórias interessantes. De grandes obras a temas atuais. Nesse encontro ficamos mais inteirados sobre essas publicações, principalmente as feitas pelos franceses (veja o link acima).
     O legal é que li O Diário de Anne Frank (livro) na adolescência e foi bom reler esse relato dramático dos horrores da 2ª Guerra Mundial pelos olhos de uma judia, só que agora em um novo formato. Os quadrinhos.
     Não vou me ater a história até porque a maioria das pessoas já conhecem. Se você não leu, leia! É uma leitura obrigatória a todos para que não cometamos NUNCA MAIS tais atrocidades contra os nossos semelhantes. Mas preciso destacar em como foi representado os pensamentos e as angústias de Anne durante seu período de reclusão.
 
 
 
     Há muito tempo não leio quadrinhos (fora os que são publicados aos domingos nos jornais) então foi com grande surpresa que me deparei com uma arte gráfica primorosa e delicada onde os acontecimentos da guerra são em tons cinzentos enquanto que a vida e os sonhos da Anne são coloridos.





     O Diário de Anne Frank é um daqueles livros, ou HQ (porque não?) que se deve ter na estante, não só pela beleza gráfica mas também pela importância da história. Eu super recomendo.

5 comentários:

  1. Muito bom! Eu tenho o livro original aqui em casa, mas ainda nao li. Quero muito!!! Esse HQ é maravilhoso também. Quero muito conhecer.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum HQ, mas com toda certeza, abriria espaço para esse da Anne Frank. Tudo o que envolve essa menininha, me toca o coração.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho muito legal essa iniciativa de algumas editoras de pegarem grandes e consagrados livros e transformarem em HQ, isso pode vir a atrair mais jovens para o mundo da leitura. Com certeza vou comprar a HQ e quem sabe disponibiliza-la aos meus alunos.

    ResponderExcluir
  4. Não sei se eu teria coragem de ler uma HQ baseada nesse livro. O livro já me emocionou tanto...

    Rita Flôres
    paragostardelerbrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Cada obra nova que surge envolvendo Anne Frank é mais uma leve esperança que eu tenho na humanidade.

    ResponderExcluir