Equipe

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

A Fórmula da Felicidade ( Mo Gawdat)

Resultado de imagem para a fórmula da felicidade livro

Sinopse:

     A fórmula para encontrar a felicidade está ao alcance de todos
     Engenheiro bem sucedido e alto executivo do Google, Mo Gawat, estava cansado de sentir-se infeliz apesar de seu sucesso profissional e financeiro. Partindo do princípio de que os seres humanos foram criados para serem felizes e utilizando o raciocínio lógico habitual à sua profissão, ele desenvolveu um algoritmo com base no entendimento de como o cérebro processa a alegria e a tristeza, encontrando, literalmente, uma fórmula para a felicidade. Mas, alguns anos depois, a vida o colocou à prova com a morte precoce e repentina de seu filho Ali, um jovem extremamente inspirador, adorado por todos que o conheciam. Como parte de sua recuperação diante da perda terrível que enfrentou – e também como uma forma de homenagear Ali, Mo traçou para si a meta mais ambiciosa de sua vida: compartilhar sua fórmula e ajudar a maior quantidade possível de pessoas a encontrar a felicidade permanente. A fórmula da felicidade é o resultado desse trabalho.
     Mo questiona alguns dos aspectos mais fundamentais de nossa existência, enumera as razões para o sofrimento e planeja um passo-a-passo de fácil de seguir e completamente aplicável ao dia a dia. Combinando pensamento lógico e embasamento científico à sua experiência de vida e à história de Ali, sua grande fonte de inspiração, o autor apresenta um livro emocionante, envolvente, e com grande potencial transformador. Ele nos mostra como enxergar a vida através de lentes mais transparentes, nos ensinando a dissipar as seis ilusões que nublam nosso pensamento, ultrapassar os sete pontos cegos do cérebro e abraçar cinco verdades incontestes que nos ajudarão a acessar a felicidade que está dentro de nós – nunca mais perdê-la de vista.
     Não importam quais sejam os obstáculos que encaramos, quais encargos enfrentamos e por quais julgamentos passamos. Todos carregamos dentro de nós a capacidade de nos contentar com a situação presente e cultivar o otimismo sobre o futuro. Este livro nos presenteia com uma fórmula que todos podem reproduzir.

Resenha:

     Você deve estar se questionando... Como um livro que fala sobre a Felicidade pôde ganhar só 3 livrinhos abertos? Eu explico.
     Apesar de não ser fã de livros de Autoajuda pois nunca acrescentaram em nada na minha vida achei esse livro interessante. Também pelo título que já chama a atenção. E pela forma como ele me foi apresentado. Num discurso bem envolvente e emotivo sobre como podemos encontrar a felicidade apesar de todas as adversidades da vida.
     A narrativa é em primeira pessoa, o autor conta como ele lidou com um grande revés em sua vida pessoal e como encontrou uma forma de ser feliz apesar de todos os problemas que nós seres humanos vivenciamos em nosso dia-a-dia.

"Quando as coisas ficam difíceis, nós tendemos a nos dedicar mais àquilo que sabemos fazer melhor.
Felicidade é aquele sentimento glorioso quando tudo parece certo, quando todas as voltas, reviravoltas e pontas soltas da vida parecem se encaixar perfeitamente."

     O início da explicação de como podemos ser sempre feliz é bastante cansativa, pois o autor é da área de exatas - um engenheiro da computação. Creio que isso o levou a ser bastante detalhista e subjetivo em seu desenvolvimento da ideia, o que de certa forma desanima os mais apressadinhos. Mas recomendo seguir adiante. 
     A desconstrução que ele faz de nós mesmos, a forma como nos faz refletir de todas as camadas de personalidade que possuíos é instigante e assustadora. O tempo todo temos belos e importantes ensinamentos a serem pensados. Para quem curte um post it esse livro vai ser um colorido só. Mas nada do que ele explanou me é novo. Não me acrescentou em nada. E poucos dos exercícios propostos para reflexão do tema eu já conhecia, os outros não me fizeram diferença. Por isso os 3 livrinhos abertos.
     Eu recomendo a leitura deste livro, mas só para quem se sente perdido em seus objetivos ou àqueles que curtem esse tipo de leitura. Se esse não é o seu caso. Passe ao largo dele e vá ser feliz, do seu jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário