Equipe

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Enquanto Houver Tempo (Paola Scott)

Imagem relacionada

Sinopse:

“Dizem que a vida inteira passa diante dos seus olhos quando você está morrendo. Porém, o que não dizem, é que a vida que não viveu também te atinge em cheio nesse momento.
Dor...

Medo...
Arrependimento...”



     Dante, um respeitável homem de negócios, é obrigado a dar uma pausa no ritmo frenético no qual vive. Por sugestão da irmã, viaja para um lugar com hábitos totalmente diferentes aos quais está acostumado. E quando o tédio e desânimo parecem abater esse workaholic, uma pessoa o fará repensar o modo de enxergar a vida. 
     Gaia vive para a terra, para o cultivo das maçãs e para os seus animais de estimação. Com a filosofia de viver cada dia como se fosse um novo presente da vida, essa mulher de expressão serena desperta o interesse no homem refinado, porém deslocado, que chega à região.
     De repente, ambos parecem se completar. 
     Enquanto houver tempo, é possível mudar o rumo de duas vidas?


Resenha:

     Esse livro mexeu tanto comigo, mas tanto, que levei duas semanas para conseguir digerir tudo e ainda conseguir resenha-lo. Nem sei se ainda consigo, mas vamos lá.
     Os personagens da Paola são mais maduros com uma vida mais estável e equilíbrio emocional. Eles já passaram por todos os possíveis aprendizados que um adulto precisa para saber o que é certo e o que é errado na vida. Mas será mesmo que não há mais nada a aprender?    


O coração é assim mesmo, Dante. Nem sempre ele avisa, às vezes, só vai lá e sente."

     Paola além de uma exímia escritora é uma expert em mexer com o seu psicológico. Com ensinamentos para a vida ela aborda de forma suave e verdadeira muita coisa que às vezes não nos damos conta do quão são importantes. Simples assim. O que mais me identifiquei foram os princípios filosóficos de Gaia e da irmã de Dante, sobre a vida e como devemo lidar com todos os percalsos que ela nos trás.
     Na história conhecemos Dante, um workaholic convicto e que se acomodou com seu frenético mundo. Por conta desse estilo um tanto estressante ele se vê infartando em um hospital e com toda aquela corrida para acudi-lo e o medo de morrer. Esse prólogo é um soco no estômago, onde é preciso parar, respirar e pensar. Muito. E em que? Tudo.
     E Gaia (amei o nome!), uma mulher que vive no interior de Santa Catarina, em meio a plantações de maçãs e alguns animais muito queridos em seu sítio. Mas Gaia também tem um passado, e principalmente um futuro que não deseja para ninguém que ela ama.
     O envolvimento do casal é suave como uma brisa de outono e o amor lindo como as flores da primavera. Paola consegue expressar em singelas palavras tudo aquilo de belo que existe na vida e em um amor entre adultos bem resolvidos.  Uma história de aquecer o coração e que ensina que devemos parar e olhar ao redor, mas com outros olhos, mais serenos e com menos exigências.
     O cenário - a Santa Bela Catarina e toda a cultura da região é um brinde que a autora nos dá. Conheço o Estado, já passei por algumas das locações citadas e ao ler o livro a minha memória trouxe os cheiros e sabores de tão belo local. Agora, mais do que nunca, uma maçã não será a mesma coisa do que antes. E o modelo da capa - Franggy Yanez não será mais nenhum personagem que não seja Dante. Pelo menos para mim esses dois - maçã e Fran estarão sempre associados.
     Vale também destacar o primor da escrita. Sou um pouco chata com relação a isso mas é importante e muito legal você ver que não há erros gráficos (nem digitais), todas as concordâncias estão direitinhas. Nossa lingua é muito complexa, com muitas excessões então parabéns não só para autora por esse cuidado como para o(a) revisor(a) pelo primoroso trabalho.
     Então se você quer sair de uma boa ressaca literária e não se importa em entrar em outra minha sugestão é essa. Enquanto houver tempo, leia!








Um comentário:

  1. Ahhhhhhh e o meu coração explode de alegria ao saber que essa história te conquistou Monique. Amo a região citada no livro e sinto toda aquela paz relatada. Obrigada por dar oportunidade a esse casal e mais ainda por resenhar essa história de forma tão linda! Bjssss

    ResponderExcluir