Equipe

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Esse Turu Turu (Raffa Fustagno)



Ficha Técnica:
Autor: Raffa Fustagno
Editora: Fora da Caixa
Páginas: 234

Resenha:
Leah é uma adolescente carioca de 14 anos, muito fã de Sandy e Junior. Em 1994, ela experimenta novos amigos na escola e no curso de inglês, mas com uma certa resistência. Sua melhor amiga é Wanessa, irmã do crush Lucas (daí entendemos onde essa amizade começou, né?), mas Lucas não se importa com ela. Porém, todos fomos adolescentes e sabemos como demora o processo de aceitação do fora indireto. Leah tenta entrar na vida de Lucas de qualquer jeito, mas não consegue. Nesse meio tempo, entram em sua vida Rodrigo (um amigo do curso, que instantaneamente já queremos que seja nosso amigo também, de tão fofo e atencioso que é) e Jéssica, a bonitona e rica da escola.
Durante o ano inteiro, vemos as dores e delícias da adolescência pela pele da Leah, ao som de Sandy e Junior e com muitas referências a outras bandas do momento, principalmente Nirvana. Revivemos a Copa do Mundo, o tetra do Brasil e barracos dignos de novela mexicana.
Os capítulos são marcados com nomes de músicas dos irmãos, sempre escritos em primeira pessoa e alternando entre a narrativa de Leah e do Lucas. E aí está um dos pulos do gato no livro. É difícil vermos uma autora falarmos no masculino de forma tão certeira e real. Conseguimos ler na voz de um homem MESMO. Além disso, devemos parabenizar o trabalho de pesquisa da autora em relação aos acontecimentos da época, incluindo marcas da moda. Isso proporcionou uma linda viagem no tempo. E por mais que em alguns momentos podemos achar Leah chatinha, a escrita é feita de tal forma que nos transportamos pra aquela época e pensamos "quem sou eu pra julgar essa menina quando fiz a mesma coisa na idade dela?".
Nossa única dica para a autora no momento é: Queremos continuação e um livro pra Wanessa também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário