Título: O Lobo do Império
Autora: Chiara Ciodorot
Ano: 2019
⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse:
Rio de Janeiro, 1884.
Estevão não é um devasso qualquer, é O devasso que toda mulher gostaria de ter em sua cama, ao menos, é assim que imagina Júlia, sua amiga de infância e com quem ele divide parte de suas aventuras amorosas.
Dado um problema familiar entre Estevão e o pai, Júlia e ele foram criados juntos, o que não os impediu de terem um romance juvenil. Obrigados a se afastarem, os dois acabam criando uma boa e divertida amizade que perpassa os anos. Agora que Estevão é dono de um famoso bordel na Corte e Júlia está à procura de um marido, essa amizade pode se tornar um problema.
O enciumado Estevão não consegue vê-la com outro homem, ainda mais quando ele pode fazer parte de um perigoso grupo de escravocratas. Enquanto isso, Júlia parece esconder de Estevão e de todos um plano mirabolante para ficar com o homem que ama.
O que será mais forte: o amor ou a amizade?
Descubra lendo O Lobo do Império, o terceiro livro da Coleção O Clube dos Devassos.
Resenha:
O tão aguardado Lobo do Império chegou com tudo. Finalmente caros leitores iremos descobrir a história do mais devassos de todo clube e entre nós, esse faz jus ao título. Estevão, para muitos sempre foi o mais aguardado dos devassos e posso avisar que valeu a pena a espera. Ele um personagem cheio de nuances e personalidade única. Hora tende a passar a imagem de absoluto libertino, fanfarrão e alheio aos problemas sociais a sua volta, vestindo brilhantemente seu disfarce. Porém, na verdade, ele é forte, intenso e perigoso no que se refere à defender seus ideais ou para proteger aqueles a quem ama.
Como já vimos em livros anteriores, ele nunca foi querido por seu pai. Estevão rompeu relações com o mesmo. Ok. Não é sem motivos, o ódio dele, afinal seu pai tomou a mãe escrava à força, é assim que ele acredita que foi concebido, e por nunca conceder liberdade a ela, mesmo em seu leito de morte. Então, me digam se no lugar deles vocês perdoariam este pai com facilidade?
Tá, mas o que isso impacta na narrativa? Em tudo, pois foi por conta de sua origem que ele acabou sendo criado como um filho pela Evangelina( personagem que adorei), tendo Júlia e Euzébio como irmãos adotivos. Ah, meus caros... o problema é falar ao coração que você é irmão de criação para a mulher que te tida o sono. Mas na tentativa de fazer o certo nosso mocinho...
Júlia deixa a adolescência e se torna uma mulher absolutamente inteligente, perspicaz e ousada. Ela decide seguir em frente e concentrar um novo amor e casamento.
Agora o que ela não conta é com Estevão disposto a fazer de tudo para que isto não aconteça, ainda mais quando seu principal pretendente dá indícios de pertencer a um infame grupo de escravocratas.
Estevão e Júlia mesmo ainda não sendo um casal estão envolvidos diretamente com a causa abulicionista. O que se torna muuto perigoso a ambos.
Considerações finais:
O que falar da narrativa tão bem construída e ousada da autora Chiara Ciodorot? Ela como sempre não decepciona. Pelo contrário, neste livro vemos uma nova faceta dela tornando a historia super envolvente e com um toque de calor.
O contexto histórico e bem delineado e ambientado, trazendo a obra maior valor. Gosto muito do trabalho de pesquisa da Chiara e a forma como aborda a importância de se descobrir a verdadeira história do Brasil pouco explorada.
Podem apostar que a química entre o leitor e os personagens começa no primeiro capítulo e não acaba ao final do livro.
Esperando o que para se entregar a esse devasso?
Para ver as resenhas dos livros anteriores:
Nenhum comentário:
Postar um comentário