Equipe

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Assassin's Creed: A Cruzada Secreta (Oliver Bowden)


Classificação: ✩✩✩✩✩

Sinopse:


Nicollo Pollo, pai do explorador Marco, finalmente revela a história que manteve em segredo durante toda a vida: a história de Altair, um dos primeiros e mais extraordinários assassinos do Credo. É o curso da aventura de Altair em Constantinopla que irá selar o destino dos Templários e de sua saga na Europa.
A história da vida de Altaïr é contada aqui pela primeira vez: uma viagem que vai mudar a história; a sua batalha interminável contra a conspiração dos Templários; uma herança que é tão trágica como chocante e a mais profunda traição de um velho amigo.
Altaïr embarca numa missão formidável que o levará pela Terra Santa mostrando-lhe o verdadeiro significado do Credo dos Assassinos. De modo a provar o seu empenho, Altaïr terá de derrotar nove inimigos mortais, incluindo o líder dos Templários, Robert de Sablé.

Resenha:

Antes de falar sobre a saga dos Assassinos é preciso esclarecer que os livros não foram lançados em ordem cronológica, o que pra mim dificulta um pouco a compreensão da história. Então segue abaixo a ordem de lançamento e a ordem cronológica das histórias assim você, caro leitor, poderá escolher a que mais lhe convier.

Ordem de Lançamento                                Ordem Cronológica

AC Renascença;                                          AC A Cruzada Secreta; 
AC Irmandade;                                            AC Renascença;
AC A Cruzada Secreta;                               AC Irmandade; 
AC Revelações;                                           AC Revelações; 
AC Renegado.                                             AC Renegado.  


Não é porque estreou o filme que resolvi ler a série mas foi a "desculpa perfeita" para poder começar uma leitura a tempos indesculpavelmente adiada.
Adoro histórias que abordam temas como Templários, Cruzadas ou mesmo Idade Média. Ao contrário de algumas amigas que preferem os romances vitorianos eu prefiro viajar mais pra longe.


- "Incrível e questionador"

A série Assassin's Creed é baseada no jogo de RPG de mesmo nome. 
Nunca joguei RPG que vem do inglês Role-Playing Game. Ou em português: Jogo de interpretação de personagens. É um tipo de jogo em que os participantes interpretam o papel de um personagem em um ambiente fictício. Mas como já falei gosto do tema e da época abordada nesta série.
É preciso muita atenção para perceber quem narra a história de Altaïr não é o próprio mas um de seus discípulos, Nicollo (Pai de Marco Polo), pois a escrita é tão perfeita que facilmente me transportei para o cenário e para as batalhas narradas no livro o que faz com que ele não deixe nada a desejar dos jogos de RPG.
É interessante por se tratar de temas ainda atuais como a capacidade de manipulação das crenças de um povo. Não irei entrar na polêmica religiosa, cada um acredita no que quer e sempre será necessário se respeitar essas escolhas.
O que faz a história ser incrível é justamente a capacidade de te transferir para o início do século XII onde se passa a narrativa. 
Já o lado questionador que me aflorou é não só a capacidade de se manipular um povo através de um artefato histórico-religioso (o que não é muito diferente dos dias atuais) mas a  perícia em influenciar e controlar toda uma população em favor de causas próprias.
O livro é bem escrito (já falei disso), bem embasado e com uma excelente dinâmica de narrativa, em outras palavras... DIFÍCIL DE PARAR DE LER.
Mesmo que você NÃO seja fã de jogos interativos NEM curta histórias que acontecem nesse período histórico vale a pena ler os livros, para se questionar quem e como somos e agimos em relação a tudo que está ao nosso redor. Temas como Amizades, Amor e Respeito são bem abordados e apresentados para que possamos também nos questionar sobre eles.
Agora que comecei tenho que ver como a série irá acabar.
Ahhh! E antes que eu me esqueça... não é a proposta do blog mas fui ver o filme e está bem legal. 
Nunca assisti a um filme melhor que o livro mas apesar de ser outra história que não a do "A Cruzada Secreta" essa também te faz questionar certos assuntos polêmicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário