Equipe

quinta-feira, 6 de abril de 2017

A Jóia (Amy Ewing)


Classificação: ✩✩✩✩

     Há dois anos me deparei com esse livro e achei a história super instigante e fiquei com vontade de ler. Mas é daquelas vontades que não são urgentes mas também que já estavam fixas na minha nem tão pequena lista de livros que quero ler. Ano passado, na época da Bienal do Livro, soube por acaso que a autora estava vindo para o Rio, lançar a continuação desta incrível trilogia (e eu nem sabia que era trilogia, fiquei como? Eufórica, claro). Com isso fui atrás do prejuízo e garanti logo os dois livros.



Sinopse:

Joias significam riqueza, são sinônimo de encanto. A Joia é a própria realeza. Para garotas como Violet, no entanto, a Joia quer dizer uma vida de servidão. Violet nasceu e cresceu no Pântano, um dos cinco círculos da Cidade Solitária. Por ser fértil, Violet é especial, tendo sido separada de sua família ainda criança para ser treinada durante anos a fim de servir aos membros da realeza. Agora, aos dezesseis anos, ela finalmente partirá para a Joia, onde iniciará sua vida como substituta. Mas, aos poucos, Violet descobrirá a crueldade por trás de toda a beleza reluzente - e terá que lutar por sua própria sobrevivência. Quando uma improvável amizade oferece a Violet uma saída que ela jamais achou ser possível, ela irá se agarrar à esperança de uma vida melhor. Mas uma linda e intensa paixão pode colocar tudo em risco! Em seu livro de estreia, Amy Ewing cria uma rede de intrigas e reviravoltas na qual os ricos e poderosos estão mais envolvidos do que se possa imaginar, e onde o desejo por saber o destino de Violet manterá o leitor envolvido até a última página.

Resenha:

- "Não é o que parece. É bem melhor!"

    Sua escrita é bastante envolvente, não dá vontade de largar o livro, é ação atrás de ação. Tem romance mas como uma boa distopia não pode faltar bastante aventura. 
     A explicação lembra muito a série Divergente pois a Cidade Solitária, uma ilha no meio do nada, é dividida em 5 regiões. O Pântano, a Fazenda, a Fumaça, o Banco e a Jóia, se formos falar de fora para dentro. Essas regiões são separadas por muralhas, construídas pelos primeiros colonizadores e todas as regiões servem a Jóia, onde vive a realeza com todo seu luxo e requinte.
    Tudo começa com Violet, uma Substituta, indo para o Leilão, evento que determinará seu futuro. Uma Substituta serve exclusivamente para atender aos nobres, e principalmente para gerar um filho saudável para estes. Elas são selecionadas por um exame médico logo que alcançam a puberdade e enviadas para um internato, a fim de serem preparadas para essa nova vida.
   Mas Violet logo percebe o quanto é difícil viver em um ambiente onde a cobiça e a  inveja predominam e com ajuda dos seus mais recentes amigos traça um plano de fuga. E aí caro leitor... é muita adrenalina. Muito suspense e muitas descobertas em cada página. Foi impossível parar de ler. 
     E o final de tudo então? Amy Ewing dá um gancho para o 2º livro que agradeço a Deus ter comprado junto com o 1º senão ia infartar, fato. Então me despeço de vocês porque agora vou quebrar mais uma vez minhas próprias regras de leitura (quem nunca?) e continuar essa aventura. Mas... quando é que sai o 3º livro mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário