Equipe

sexta-feira, 13 de julho de 2018

A Vida Secreta das Árvores (Peter Wohlleben)




Sinopse:


     E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos?
     Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.
     Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza.

Resenha:

     Como bióloga, botânica e educadora ambiental vocês podem imaginar a minha empolgação quando soube deste livro. Foi através de um encontro de livreiros e blogueiros com a editora Sextante/Arqueiro que ganhei esse livro e ao assistir ao video sobre ele minha empolgação foi maior ainda.


     Mas ao ler veio a triste constatação... A abordagem dele é só com florestas de clima  temperado (com verões e invernos bem definidos) e cuja vegetação é bem distinta da que temos nas regiões tropicais. Então caro leitor... não se apegue tanto ao que você vai ler neste livro pois a maioria dos conceitos não se aplica para nós.
     Fora isso, muitos conceitos ecológicos tratados são mal expostos ou até mesmo fantasiados com interpretações em sua maioria das vezes errôneas.
     Mas não desanimem e desistam de ler esse livro. De uma linguagem de fácil compreensão o texto é acessível aos leigos no assunto. E se você tiver o devido cuidado de compreender que nem tudo que você está lendo nele é tão "ferro e fogo" como o autor tenta passar, trata-se de uma forma mais popular e simples de se compreender a importância que se tem ao se conservar uma floresta. E que árvore, ou planta, como preferir, não é um ser inanimado, ele tem vida e reações como qualquer ser vivo, mesmo que em seu tempo e limite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário