Equipe

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

1808 - Laurentino Gomes





Título: 1808
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta

Sinopse:
 A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil. O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, "1808" é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira

Resenha:

O livro narra a história de seu principal personagem D. João VI, príncipe regente que se tornaria o rei de Portugal após a morte  de sua mãe, D. Maria I.  Logo no início do livro Laurentino nos apresenta o rei  como uma pessoa  indecisa e com medo de tomar decisões, deixando sempre para a última hora, característica marcantena personalidade do mesmo.  Tamanha era sua insegurança, que era comum o ver adiando  decisões importantes,  e tinha sempre por trás a palavra de seus conselheiros, em especial D. Rodrigo de Sousa Coutinho ou o Conde de Linhares.
A “fulga” da família real ao Brasil não aconteceu de forma honrosa, ou comemorativa, nem tão por vontade deles. Napoleão Bonaparte vinha em uma crescente de terror na Europa destronando os reis, colocando no lugar dos destronados seus familiares. E sob o medo e aliado ao panorama onde as relações comerciais de Portugal com o todo  Império Britânico.  Neste períodos da história Portugal poderia ser considerado era um dos reinos inferior,  encurralado entre o Império Britânico, com quem possuia relações comerciais muito fortes  e sérias e a grande ameaça da França de Napoleão, que era inimiga  dos britânicos. D. João na dúvida decidiu não se decidir.  Pois, ou, aderia ao bloqueio continental de Napoleão se tornando   inimigo dos ingleses, ou apoiava os ingleses, que dominavam os mares. Sabendo que a segunda opção era inviável, pois Portugal dependia quase que exclusivamente das riquezas do Brasil. Por outro lado, se não aderisse ao bloqueio continental certamente Napoleão invadiria Portugal e foi o que, no fim das contas aconteceu.D. João por fim se decide e  declara guerra as britânicos enquanto negocia com Napoleão, ganhando assim tempo.
A família Real atraca  na Bahia em 18 de Janeiro de 1808. Não se sabe ao certo o motivo da passagem pela Bahia, já que a viagem tinha como destino o Rio de Janeiro. Segundo historiadores, após  sua passagem em solo baiano chegam ao destino final no Rio de Janeiro fato em 8 de março de 1808,  onde a  a família real desembarca no Largo do Paço, atual Praça XV.
 Resumindo: A família real desembarcava no Brasil após fugir e sem recursos financeiros.  Ficando ainda mais dependente  da Inglaterra para receber as noticias  da crueldade das tropas francesas com o povo português. Não bastasse os problemas financeiros, também havia o problema de alojar todos os membros do corpo burocrático do Estado Português
O livro 1808 é dividido entre 29 capítulos, além de uma linha do tempo, introdução e notas. O leitor que procura  um livro que de fato apresente a história do país e com detalhes que são desconhecidos por uma grande parcela da população brasileira, Laurentino pode elucidar alguns mistérios. O autor  torna a leitura histórica, algo prazeroso  despertando a curiosidade a cada página.Indicação válida para todos que procurem se identificar e criar mais vínculos com a história, identidade e aceitação de nosso pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário