Equipe

terça-feira, 14 de agosto de 2018

A Marquesa : Serie Damas Perfeitas 1 - Nahra Mestre

Título:A Marquesa : Serie Damas Perfeitas - Livro 1
Autora: Nahra Mestre
Ano: 2018
Páginas: 203

Sinopse:

A Marquesa


Nos palcos da aristocracia inglesa do século XIX, Sarah Granville Anson descobre, ainda muito jovem, que foi prometida para o primo Thomas Hervey, futuro marquês de Bristol. 
Enquanto ela se prepara para ser a esposa perfeita, Thomas torna-se cada vez mais contrário a qualquer tipo de sentimento.
Uma dama apaixonada, que faz de tudo para conquistar o amor do futuro marido, ainda que com artifícios inapropriados para a sociedade conservadora em que vive. Um cavalheiro marcado pelo passado, avesso ao amor, mas que se vê envolvido pelos encantos de Sarah a cada dia.
Quando Thomas se der conta de que ela é o amor de sua vida, pode ser tarde demais.
Um romance de época, que retrata uma mulher à frente de seu tempo e que levará o leitor (a) a uma deliciosa viagem pela Era Vitoriana. 

Você irá se apaixonar.


"Uma história de época que traz à tona temas atuais como a “igualdade de gêneros”!
Londres, século XIX. Em um universo dominado pelo gênero masculino, a mulher era um ser à margem, não tinha voz nem vez. A mocinha não é uma super-heroína e, como todo ser de carne e osso daquela época, sofre as limitações impostas por uma sociedade moralista e preconceituosa. Ainda assim, Lady Sarah mostra-nos que é possível ser forte e independente sem perder a sensibilidade e a feminilidade, ao traduzir, na pele de uma mulher à frente de seu tempo, a alma feminina que habita o imaginário da mulher do século XXI; e pela qual esta luta até hoje.
A elegante escrita de Nahra Mestre ganha brilho e um charme especial ao retratar a Era Vitoriana, que, aliás, poucas vezes vi tão bem descrita e com tal cuidado nos detalhes que dizem respeito à cultura e à etiqueta inglesa daqueles tempos.
Uma viagem verossímil e ao mesmo tempo utópica, a realização de um anseio, um sonho inesquecível." Deborah A. A. Ratton


Resenha:


Já leu um livro de época que poderia se passar nos nossos dias?  A marquesa é um desses. A Inglaterra da época do século XIX, poderia facilmente se enquadrar em 2018. Os temas abordados com afinco pela autora ainda continuam a ser discutidos e sem uma mudança profunda.
A personagem Sarah não é simplesmente uma sonhadora que deseja tem mais voz ativa na sociedade e na politica. Ela vive seus ideais. Uma mulher forte, sem amarras a sociedade e com uma inteligencia e habilidade econômicas de dar inveja a muitos homens de Londres, procurou ao máximo se preparar para se casar com o futuro Marques, estudou, se dedicou e acabou se tornando uma das mentes mais pensantes. Gente estou falando de uma jovem que mal tem dezoito anos.
Ou seja, a temática da igualdade de direitos e da força e poder da mulher em toda sociedade esta presente em toda a trama. Sarah, não é só uma mulher de negócios,  ela se empenha em tudo que faz, desde traduzir escritos de Karl Marx a fazer biscoitos. Seu brilho se faz presente por onde passa.
Já nosso Marques, foge do amor. Afinal para ele amor e casamento não se misturam, pois as duas coisas juntas jamais resultam em algo bom. Claro todas essas certezas dele advêm de sua família. Mas nem sempre fugir do amor é uma possibilidade.
Esse casal tem química e pega fogo! O leitor se apega a eles de tal forma a desejar profundamente um final feliz para os dois.

O trabalho de pesquisa é exuberante. Vai desde pensadores como Karl Marx, até mesmo nos mais diversos aspectos da política da época. As condições sócio-econômicas são apresentadas do ponto de vista a abordar a participação ou não da mulher.

Considerações Finais:

O trabalho de criação dos personagens é primoroso, eles possuem identidade e características próprias e marcantes. A narrativa é bastante siples e fluida. Minha unica critica é que o livro se desenvolve tão bem que poderia ser mais trabalhado e contar com mais páginas.
Espero gostar ainda mais de A Cortesã se isto for possível, pois me encantei do início ao fim com o livro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário