Equipe

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018






Meio Sol Amarelo (Chimamanda Ngozi)

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Chimamanda Ngozi é uma engajada escritora nigeriana reconhecida em diversos países. Eu a conheci quando se tornou curadora da TAG em algum mês do ano passado. Em Meio sol amarelo, os anseios de um grupo étnico nigeriano (os Igbos) são postos em evidência com a crueza necessária para quem quer contar a realidade. O terreno para isto é a ficção, que tanto pode tornar lúdico demais um acontecimento atroz quanto, como é no caso desta obra, fornecer uma plataforma inigualável para contar um fato concreto aos mais diversos tipos de público.

O livro tem uma escrita muito envolvente e conseguiu fazer com que eu não achasse pontinho negativo que fosse. Procurei um furo de roteiro, uma lacuna, uma má colocaçãozinha só, somente um errinho para que esta resenha não fosse um elogio tedioso. Falhei miseravelmente.

SINOPSE

Meio sol amarelo é um romance histórico centrado no contexto de guerra-civil da Nigéria em meados dos anos sessenta. Têm protagonistas bem diferentes. A despeito de origens bem diversas, tais personagens têm os seus caminhos entrecruzados. Olanna pode ser considerada a mais importante. Ela vem de uma família riquíssima e acaba de voltar à Africa junto à sua irmã gêmea não-idêntica, Kainene, após terem concluído a faculdade na Inglaterra (Olanna, Sociologia; Kainene, administração; o que reflete e muito na personalidade de ambas).

Olanna sente desprezo pelos hábitos aristocráticos da família e decide largar o berço de ouro e a maioria dos seus privilégios. Passa num concurso para lecionar na mesma faculdade que o seu namorado (um matemático revolucionário interessantíssimo, Odenigbo, que tem livros esparramados pela casa inteira) e parte para morar no Campus.

Temos outros, no entanto. Inclusive o livro começa de Ugwu, um adolescente oriundo de uma aldeia do sul — um lugar tão pobre que as pessoas de lá não crêem que existam pessoas que comam carne todos os dias — e consegue arranjar um serviço de empregado na casa de Odenigbo, o qual ele, ironicamente, chama de patrão. É esplendoroso o choque com que Ugwu reage ao seu novo lar. A sua tia, que conseguiu o emprego, previne-o de algumas das novas máquinas que ele não conhece (para que ele não passe uma impressão negativa ao patrão). Tudo é novo, a geladeira, uma imensa máquina branca, cujo vapor é gelado, é uma descoberta; é inaceitável a forma como as pessoas descartam tudo neste mundo novo, por isso ele resgata vários desperdícios do lixo e os esconde; a sala que é maior do que a sua antiga casa, com seus enormes sofás em formato de meia-lua etc.

Além destes dois, outro protagonista é Richard. Um inglês tímido, namorado de Kainene (irmã de Olanna), que tenta iniciar a sua carreira como escritor sem saber sobre o que escrever em seu livro. Chegou à Nigéria por intermédio de uma antiga namorada de lá, também inglesa, que o irritava pelos preconceitos coloniais e pelos círculos sociais que o obrigava a frequentar, cheio de homens de negócios e outros bambambãs que não tinham nada a ver com ele.

Nas cenas de Richard, é possível notar vários exemplos de resistência difusa, ou seja, aquela resistência que não é à base de armas, mas, por exemplo, na língua, quando os nativos se recusam a falar em suas próprias línguas, caçoando dele, calando-se, para que o inglesinho (que quer muito aprender) não sugue ainda mais das suas culturas.

A Guerra de Secessão

O cenário do romance é a Nigéria do final dos anos 60, início dos 70, durante os conflitos que marcaram a resistência dos povos igbos com relação aos Hauças do norte da Nigéria. A nação nigeriana tinha três principais grupos éticos: os hauçás (islâmicos); os iorubas e os igbos. Na metade final da década de 60, eclodiram violentos conflitos político-econômicos cujo resultado foi uma guerra-civil étnica sangrenta. 

Os Igbos, que tinham representação em vários cargos e dominavam a burocracia do país, golpearam o Estado e tomaram controle total. No entanto, pouco após isto, os hauçás contra-golpearam e levaram a cabo um massacre contra os igbos (um povo republicano que nunca se deu bem com as formas de domínio impostas pelo colonialismo e neocolonialismo britânico). Tal massacre foi empreendido pelos hauçás — os igbos, quando descobertos, foram sumariamente executado.

Em resistência ao massacre, o povo igbo fugiu em massa para o sul do território nigeriano e proclamou a República de Biafra, cujo símbolo é um meio sol amarelo estampado em um cordãozinho em cada um dos soldados biafrenses. 

O choque

Esta seção é um alerta a quem for sensível demais: não leia. Ou melhor, leia se quiser exercitar a sua capacidade de lidar com a realidade, ainda mais com a realidade de um lugar que pouco tempo antes era uma colônia, e que sofria (e sofre) com novas formas de dominação. Mortes nuas e cruas; traições; dramas familiares; cenas engraçadas, comoventes, quase tudo, menos idealizações mentirosas.

O que ficou do que passou

Meio sol amarelo é um livro profundo: profundamente bem escrito, profundamente triste, profundamente intenso. Suas cenas mesclam passagens de extrema singeleza com outras de uma crueza dolorosa. Sejam quais forem, são necessárias para tornar a obra um clássico em potencial, que põe em pauta questões atemporais e verdades pouco ditas.


Chimamanda não pretende agradar por agradar. Trata-se de um choque de realidade, uma vez que coisas assim realmente aconteceram e acontecem. U
m fio de resistência em meio a uma mídia hegemônica que trata mortes africanas como mera estatística e mortes francesas como desastres shakesperianos. Isso acontece, de maneiras diferentes, ainda hoje, em diversos países cuja população minoritária é grande. O que a obra mostra é a realidade de personagens que viveram num conflito cruel, o que, é possível, torna a experiência do livro dolorosa demais para alguns, mas preenche uma das maiores carências da nossa realidade educacional: a história da África. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário