Equipe

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

O Rei Negro (Mark Menozzi)

 
 


Sinopse:

     Valdar é um mundo vasto e antigo, um universo habitado por povos profundamente diferentes entre si, que, ao longo dos séculos, foi sendo delineado pela beleza de suas civilizações e pela terrível e ancestral violência de suas guerras.
     Nessa impetuosa mistura de destinos de Valdar, a vida do jovem soberano Manatasi parece transcorrer ao largo dos grandes eventos que forjam a história do lugar. Porém, tudo está a ponto de mudar.
     A conclusão da construção de Kemyss, a babélica cidade da esperança, faz com que o Príncipe inicie uma jornada rumo aos majestosos muros da cidade, e, assim, dará início a uma grande viagem de descoberta.
     Manatasi deixa para trás suas florestas junto a Sirasa, fiel xamã de espírito irrequieto, e passará por aventuras e batalhas durante seu caminho.
     O Rei Negro é, ao mesmo tempo, uma saga fantástica tradicional, impulsionada pela força magnética e irrefreável de seu protagonista – primeiro herói negro do universo fantástico –, bem como um desafio literário novo.
 
Resenha:
 
     Esse é mais um livro da minha interminável listinha de obrigações de ler ainda esse ano. Eu o comprei na Bienal de 2015. O que primeiro chamou minha atenção foi o preço - R$10. Depois, o título, afinal temos tão poucos livros em que o personagem é negro (ou afrodescendente, como preferirem). Ao ler a sinopse soube que se tratava de um dos gêneros literários que mais me agradam, fantasia. Então... juntei-o a minha já nem tão pequena pilha de livros naquela bienal (foram 33 novas aquisições naquele evento).
     Atrasos a parte vamos ao que realmente interessa...
     Uma dica que posso passar a vocês é: leiam o glossário antes de começar a história.  Eu sou adepta de ler conforme vai evoluindo o enredo, para não estragar as surpresas. Mas no caso desse livro, são tantos personagens, tantos lugares, tanta magia que é bom você pelo menos ficar um pouco ciente do que se trata tudo.
     A história é única, divertida e tem bastante ação. É dividida em vários capítulos, cada um com enfoque em um personagem diferente. Uma forma que funciona muito bem quando se quer contar sobre o que está acontecendo ao mesmo momento em "diversas frentes" já que são muitos personagens centrais. O início pode não ser muito empolgante e pode até ser um pouco cansativo. Por isso sugeri que leiam primeiro o glossário. É aí que ele vai te ajudar a passar pela parte mais difícil da história.
     Em um mundo fantástico - Valdar, os diversos povos vivem em uma relativa paz. Sob o reinado de Sharmak, um dos filhos de Daryos (O Criador de toda Valdar) está a mais nova construção - Kemyss, uma linda cidade que foi erguida com vários ambientes para abrigar os mais diversos povos existentes de todo o continente. E é em Kemyss que parte dos personagens se conhecem. Um príncipe e um xamã de Warantu, tribo onde a população é negra e região de onde vem o Rei Negro e dois shazirs elfos, que são irmãos.
     Não vou entrar em detalhes da história aqui para não correr o risco de escapar algum spoiler. Mas é saindo de Kemyss para uma missão que o quarteto vai se unir e também se confrontar com anões, dracons, magos, demônios e outros seres incríveis.
     Como ressalvas destaco a descrição simplória de alguns demônios, creio que por serem muitos foram bem pouco descritos (cabeça desse animal com corpo daquele outro animal e só) para não se deter em detalhes desnecessários. Também alguns diálogos, que a meu ver foram bem secos. Talvez algum revisor mais atento poderia pedir para melhora-los.     
     A única crítica forte que faço é em relação aos belíssimos mapas que livros de fantasia costumam trazer. Gente! Pelo amor do Criador! Não coloquem esses mapas em duas páginas conseguintes. Ou faz menor ou faz em uma página dobrada, para que consigamos visualizar melhor a geografia destes mundos fantásticos. Foi difícil ver muita coisa no mapa desse livro. Mas independentemente de qualquer coisa... EU RECOMENDO!
 

2 comentários:

  1. Gostei da história, sou bem chegada em livros de fantasia. O que me chamou a atenção foi a capa desse livro, muito linda! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu já li o livro, é muito bom! O melhor que li até hoje.

    ResponderExcluir