Equipe

sábado, 29 de junho de 2019

Donnie Darko -

           
                
                                  ⭐⭐⭐⭐⭐
Título: Donnie Darko
Autor: Richard Kelly
Editora: Darkside
Ano: 2017
Páginas: 245

Sinopse: 

A história de Donnie Darko é fácil de resumir – e talvez por isso mesmo ele tenha se  estória do Donnie Darko é diferente de qualquer coisa que você irá ler, é um caso raro de originalidade no cinema. E por possuir um final aberto e uma estória tão bem desenvolvida, até hoje muitas pessoas ainda ficam filosofando sobre o que realmente é o filme. Não é atoa que esse filme já nasceu um clássico, que merece ser assistido muitas e muitas vezes. A profundidade da estória é uma das coisas mais impressionantes, além da complexidade dos personagens, o conjunto da obra é simplesmente brilhante. Prepare-se porque rola uma ressaca no final, totalmente inevitável. no filme preferido de tanta gente mundo afora: um adolescente problemático, com sintomas de esquizofrenia e sonambulismo, escapa da morte quando uma turbina de avião cai no seu quarto. Ele passa a ter visões com Frank, o humano numa estúpida roupa de coelho, ou seria o contrário? Enquanto espera pelo fim do mundo (contagem regressiva em 28:06:42:12), e pelo Dia das Bruxas, Donnie enfrenta conflitos que todos nós já experimentamos em algum momento da vida: professores autoritários, a descoberta de uma paixão, hormônios à flor da pele, diálogos reticentes entre pais e filhos, a eterna busca pelo sentido da vida – se é que ele pode mesmo ser encontrado.

Além do roteiro original, Donnie Darko, o livro surpreende pelo conteúdo extra. A começar pelo prefácio exclusivo, assinado por Jake Gyllenhaal. O astro de sucessos como Zodíaco, Soldado Anônimo, Príncipe da Pérsia e O Segredo de Brokeback Mountain, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, até hoje é parado nas ruas por admiradores que querem saber sua opinião sobre o que realmente Richard Kelly quis contar em seu filme de estreia.
E se você também está curioso, por que não ler o que o próprio diretor e roteirista tem a dizer sobre Donnie Darko, Gretchen, Frank e companhia? Kelly concede uma robusta entrevista sobre todo seu processo de criação. Uma verdadeira aula sobre o amor ao cinema e as armadilhas da indústria do entretenimento.
Para ficar ainda mais completa, a Limited Edition da DarkSide Books – em capa dura, marcador exclusivo e aquela qualidade que qualquer leitor exigente sente gosto de exibir na estante de casa – traz uma surpresinha a mais: A Filosofia da Viagem no Tempo. Isso mesmo, uma reprodução de trechos do livro escrito por Roberta Sparrow, a Vovó Morte do filme. É o livro que Donnie lê para tentar desvendar o que está acontecendo no mundo ao seu redor. Agora você tem a mesma oportunidade. Quem sabe não encontre finalmente as respostas que tanto procurava?

Resenha:

Donnie Darko é um jovem com sérios problemas. Ele apresenta um caso sério de sonambulismo e para deixar a coisa ainda pior sofre também  de esquizofrenia, dentre outros problemas peculiares.  Ele mora em uma cidade pacata, onde todo mundo se conhece, e tipicamente republicana.  Donnie sempre viveu de mameita bem simples. Sua cidade pequena e calma onde todo mundo se conhece e conta com as carateristicas tipicas da cidade do interior dos Estados Unidos.  Resumindo, Donnie tem  a escola, seus amigos, sua família e suas sessões com uma psicóloga. Porém a vida  dele muda completamente, porque ele começa a ver um coelho gigante (Na verdade se trata de alguém fantasiado de coelho), chamado Frank, que chega já anunciando o fim do mundo, e muito em breve. Em 28:06:42:12 para ser mais exata. 
A primeira visão do Frank desencadeia uma perseguição em um caminho sem volta. 
Para começar,  uma turbina cai em cima do seu quarto, e ninguém têm  uma explicação plausível  de onde ela poderia ter caído. Daí em diante uma série de outros eventos peculiares vão  ocorrendo constantemente.
Donnie tenta ao longo do livro entender os mistérios e principalmente compreender Frank.
Agora se você ainda não assistiu o filme. Pare por aqui e vá ver. O livro é na verdade o roteiro do livro com alguns extras.  Visto que podemos encontrar a entrevista do diretor e roteirista logo no inicio do livro.
 Donnie Darko é um livro diferente do que estamos acostumados a ler, assim como o filme, o livro.  É um daqueles casos raros e incomuns de originalidade no cinema. E por possuir um final aberto e uma narrativa bem trabalhada e  desenvolvida, até os dias  hoje muitas pessoas ainda ficam criando suas próprias versoes sobre o final  da trama. A profundidade da historia é  impressionantes e denota tá a complexidade  envolvida em sua criação.


Considerações finais:

A Darkside nos traz um livro lindo e completamente bem produzido. Tanto a capa como das páginas internas nos trazem elementos recorrentes do livro. O trabalho de edição e revisão são sublimes. 
Se conhece  ou não Donnie Darko se prepare para uma experiência única e evolutiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário