Equipe

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A Caverna de Cristal (Mary Stewart)





Sinopse:

     Fascinante do começo ao fim, A Caverna de Cristal é o primeiro volume da trilogia de Merlin, a magnífica recriação da lenda medieval do rei Arthur, que combina romance, aventura e fantasia, seguido por As Colinas Ocas e O Último Encantamento
     Perfeito para os amantes da literatura fantástica, este livro traz a saga do lendário Merlin - o maior mago de todos os tempos em uma narrativa autobiográfica envolvente e muito emocionante.
     Acompanharemos toda a trajetória de Merlin, do menino bastardo e desprezado, acusado de ser filho do demônio, ao mago engenhoso que se tornaria o arquiteto-mor da Bretanha unida e guardião do rei Arthur.


Resenha:

     Esse livro não entrou na minha listinha de 2018 mas poderia muito bem entrar como no tópico:
     - Livro lançado no ano do seu nascimento.
     Mas foi só uma destas coincidências da vida.
     Com uma edição muito caprichada com capa em relevo e folhas do tipo pergaminho, ele é separado em 5 Livros (mesmo se tratando de uma trilogia. Acredito que o estilo editorial se mantenha nos outros dois livros), e cada início de um dos livros vem com uma página dupla de fundo negro e uma imagem que remete ao tema.


 Mas vamos ao que realmente interessa...

     O livro 1, conta sobre Merlin ainda menino, com 6 anos. Junto a sua mãe, uma mulher que se recusa a falar quem é seu pai. Um avô truculento e que tenta a todo custo casar sua filha e assim se livrar do neto bastardo. E sua ama, Moravik. 
     As aventuras ao tentar escapar da fúria de outros meninos e seu dom, A Visão, que ainda não entende nem controla direito. Merlin então conhece o ermitão Galapas, que começa a lhe explicar sobre a visão e a ensinar coisas sobre a vida e a natureza.
     O livro 2 mostra Merlin já um jovem de 12 anos, que foge de seu reino e vai se juntar a tropa de Ambrosius na Bretanha Menor. Lá ele conhece a sua verdadeira história (é filho de Ambrosius, ops! *SPOILER!!!) e assiste de longe um ritual de sacrifício coordenado por Belasius, um dos cavaleiros de Ambrosius.
     No livro 3 Merlin já é um homem jovem e está aprendendo com qualquer um. Homem, mulher, velho ou jovem. O que é que este tenha de conhecimento, magia, cura, cuidados com animais e até um pouco de engenharia.
  O livro todo trata mais da história da unificação da Grã-Bretanha do que do "aperfeiçoamento" de Merlin, o que me deixou um pouco decepcionada. A história é interessante mas só para quem gosta de saber um pouco mais de História da Idade Média do que de fantasia mesmo.
     Outra coisa que me incomodou muito foram os erros de português. Nada de entrar pra dentro ou "nóis" fala. Na grande maioria foram erros de digitação mesmo, com falta de pontuação ou supressão de letras. Uma tristeza para tamanho capricho editorial por isso só levou 3 livrinhos abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário