Equipe

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Crave a Marca - Veronica Roth




Ficha Técnica:

Título: Crave a Marca
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2017
Páginas: 480

Sinopse:  


    Primeiro de uma série de fantasia e ficção científica, “Crave a marca” é o novo livro de Veronica Roth, autora do fenômeno Divergente, com mais de 32 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.
     Numa narrativa cinematográfica, Veronica Roth narra a relação de dois jovens de origens e dons distintos – Cyra Noavek e Akos Kereseth – cujos destinos se cruzam de forma decisiva num planeta em guerra. Política, democracia, tolerância, amizade e redenção estão entre os temas abordados pela escritora neste lançamento, que chegou simultaneamente às livrarias de 33 países, em 17 de janeiro.
      Com uma narrativa eletrizante, repleta de batalhas espaciais e reviravoltas, “Crave a marca” surpreenderá não só os fãs de Veronica Roth, mas também de clássicos sci-fi como Star Wars.


Resenha: 


     Os fãs de Divergente vão se surpreender com esta nova proposta da autora, são estilos completamente diferentes, sai a distopia e entra sci-fi. A própria sinopse já diz que os fãs de Star Wars vão gostar, mas meus amigos... 
     O livro narra  jornada de dois jovens Cyra e Akos.  Cyra é filha do governante mais sinistro da galáxia, enquanto Akos vem de uma família conhecida pela civilidade e simplicidade. Dai você já compreende se tratar de opostos.
      A história une os dois por meio de uma tragédia e uma profecia, alias todo mundo do livro de certa forma esta ligado a partir destes dois evento. A sombra de uma suposta  revolta entre seus povos e alianças perigosas vão testa-los.


O livro apresenta autos e baixos, então vamos dividir a resenha nos dois aspectos:


Pontos Baixos


    Passei umas sessenta páginas para começar a entender o que estava acontecendo, o livro começa a partir do ponto de vista que o leitor já conhece o ambiente, os personagens e as expressões. A Veronica não explica nada, nem pistas ela dá.
     É neste ponto em que discordo com a expressão “Crave a marca surpreenderá não só os fãs de Veronica Roth, mas também de clássicos sci-fi como Star Wars". Isto não é verdade o livro no começo é confuso até para os fãs de Star Wars.
     O segundo ponto que me incomodou foi a questão brancos x negros. Não sei se a autora sabia o quanto esta questão ia problematizar o livro, explicando melhor.

     Na nação Shotet, os  personagens tem pele escura, tidos como "selvagens"  vistos pela galáxia como os  irracionais, brutos e perigosos.
      Do outro lado, na nação Thuvhe, eles possuem a pele clara, os civilizados, educados e racionais. Ou seja a questão do racismo esta atrelada a toda trama do livro.


"Tudo que eu sabia sobre o povo thuvheista- além do fato de serem nossos inimigos - era que tinham a pele fina, fácil de perfurar com uma lâmina..."


Pontos Altos

    Os dois personagens principais fizeram toda diferença entre odiar o livro e amar. 
  Os dois são extremos, pessoas que em condições normais jamais se relacionariam, porém o encontro dos dois é forte, poderoso e explosivo. Eles cresceram em meio ao ódio e preconceito entre suas nações mas,  tudo o que esses dois chega a hora em que   eles precisam  buscar baixar os ânimos entre si, encontrar  um  certo equilíbrio. 
    Akos é  cheio de emoção, corajoso e muito, muito hesitante, enquanto  Cyra é a dona da  razão e determinação, porém Akos sabe o quanto ela  é frágil.
     Eles são incríveis, personagens honestos e viciantes.
    Outro ponto bem interessante são os dons, na narrativa conta sobre alguns escolhidos e seus dons. Tais dons são muito, mas muito bem trabalhados, nossos protagonistas são um exemplo perfeito, pois onde um é dor o outro alivio e alento. Parabéns Veronica por essa sacada.

Considerações finais:

     O livro tem suas falhas e questões a serem melhoradas.
   Mas de forma geral gostei bastante, depois da derrapada inicial o livro engrena se tornando uma narrativa agradável.
   A edição é incrível, aliás a Rocco sempre faz um trabalho excelente e a capa maravilhosa.
     Se recomendo ? Com certeza . 
     Estou aguardando ansiosamente a continuação.

Leu? Gostou? Deixa seu comentário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário