Equipe

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Carbono Alterado - Richard Morgan




Ficha técnica:

Título: Carbono Alterado (Trilogia Carbono Alterado - 1)
Autor: Richard K. Morgan
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 490

Sinopse:

Um eletrizante thriller noir de ficção científica em adaptação para série do Netflix No século XXV, a consciência de uma pessoa pode ser armazenada em um cartucho na base do cérebro e baixada para um novo corpo quando o atual para de funcionar. A morte, agora, nada mais é que um contratempo inconveniente, uma falha no programa. Takeshi Kovacs, um ex-militar de elite, após sua última morte, tem sua consciência transportada a Bay City, a antiga São Francisco, e é trazido de volta à vida para solucionar o assassinato de um magnata. Isso só para descobrir que seu contratante é a própria vítima, que voltou à vida em um novo corpo, mas sem as memórias do crime. Mal sabe Kovacs, porém, que essa investigação irá lançá-lo no centro de uma conspiração perversa até para os padrões de uma sociedade que trata a existência humana como um produto a ser comercializado.

Resenha:

Antes de assistir a série da Netflix leia a resenha do livro que originou a série.

Considerado como um thrilles noir, genero derivado do film noir, muito conhecido e respeitado nas décadas de 30 a 50.
O film noir ficou conhecido por narrar dramas inteligentes e austeros permeados por niilismo, desconfiança, paranoia e cinismo, em ambientes realistas urbanos." (Wikipedia)
 Sendo caracterizados pela ambiguidade dos personagens principais e mulheres inteligentes e fortes.
Esta classificação se encaixa perfeitamente com o livro, pois todas estas características estão presentes continuamente ao longo da trama.

Ainda estou meio perdida...

OK. Já li e assisti vários trillers com a temática da consciência armazenada e viagens inter planetárias. Em alguns momentos achei o livro bem clichê.
Porém existe aspectos no livro que o torna incrível.

                                  " Voltar dos mortos pode ser dureza." 

O livro nos apresenta o investigador  Takesi Kovacs. Ele é contratado por um  magnata  para investigar seu próprio assassinato, a acontecer na Terra. Takesi começa a investigação no planeta onde ele nunca estivera. 

" É claro que você deve estar se perguntando o que tudo iisto tem a ver com você e por que você foi arrastado por 186 anos-luz e arrancado do armazenamento para lidar com uma questão tão local. Fui aconselhado pelos meus advogados a contratar um detetive particular..."

Sem muitas informações e  mal sabendo estar entrando em uma trama muito perigosa com vilões poderosos e ainda mais cruéis. É neste ambiente de mortes, troca de corpos onde a humanidade se mostra ainda mais podre.

 " Bem, você esta na Terra agora. O mais antigo dos mundos civilizados. Dei ombros..."


Pontos baixos:
 
A história começa de forma envolvente e com ritmo acelerado, mas a partir de uns quarenta por cento do livro O ritmo despenca, se tornando bem cansativo e só volta a melhorar no final do livro. Também achei um pouco exagerado tantas cenas de sexo, pois algumas dessas cenas mal se encaixam no contexto da narrativa.

" A Sra. Bancroft ficou ali me encarando, corada, os seios subindo e descendo num movimento que me distraia."



Pontos Altos:
 
Escrevi uma resenha a poucos dias sobre um livro que me deixou perdida pela falta de informações.
 No Carbono Alterado, acontece o contrário. As descrições são primorosas, em nenhum momento me senti confusa. A riqueza de detalhes é impressionante mesmo.
Imagino ser por isto a expectativa de uma série brilhante da Netflix.
Vale também ressaltar o protagonista antagônico, Takesi é profundo e raso ao mesmo tempo, muitas vezes sendo frio e calculista demais, já em outras, se mostra  o pior  piadista, pois seu timing é completamente errado.

A narrativa é bem elaborada e editada, como demorei um pouco para ler pude observar bem a grafia e não encontrei erros.
 A diagramação segue a mesma tendência da narrativa, eu gostei bastante pois não tenho problemas com o tamanho da fonte já que li no formato de e-book, porém no livro físico a letra é menor, assim como as margens.  De forma geral o trabalho técnico é  bem desenvolvido pela Editora Bertrand

Se amei o livro? Não!
Vou ler o segundo? Com certeza
Vou maratonar a série até virar um panda? Definitivamente sim!
Leu? Gostou?
Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário