Equipe

terça-feira, 15 de maio de 2018

Clube da Luta Feminista - Jessica Bennett




Titulo: Clube da Luta Feminista
Autora: Jessica Benett
Editora: Fabrica 231
Ano: 2018
Páginas: 336
Sinopse:

A jornalista Jessica Benett constrói um guia incisivo e irônico de como sobreviver ao sexismo no ambiente de trabalho em "Clube da luta feminista". Mesclando experiências pessoais e de outras mulheres e conselhos nada politicamente corretos com pesquisas e estatísticas sérias, Bennett oferece dicas valiosas e bem-humoradas para a mulher enfrentar o machismo na sociedade atual e combater o terreno minado e muitas vezes sutil do preconceito no ambiente corporativo. Com projeto gráfico moderno, repleto de ilustrações e esquemas divertidos, o livro fala tanto dos desafios externos enfrentados pelas mulheres cotidianamente, quanto dos comportamentos arraigados e autossabotadores delas próprias no dia a dia do escritório, sempre num tom informal e sarcástico.

Resenha:

Peguei o livro para ler no feriadão ontem a noite.E neste exato momento menos de dezesseis horas depois, terminei a leitura e já botei o clipe da Diva Byonce para escrever esta resenha. Mas o porque disto te conto agora.
Esta certo o titulo do livro assusta, não sei você mas eu quando li, pensei: Será um livro sobre feminismo ou sobre "supremacia feminista", pois se fosse a segunda opção não iria gostar nadinha.
Para a minha e a sua alegria o livro traz a temática feminista de uma forma despojada e bastante casual.
Já ouviu ou participou de um clube da Luluzinha? Então o livro conta um pouco a experiência de algumas mulheres que ao se reunirem para desabafar e se apoiar perceberam o quanto algumas atitudes machistas afetava suas vidas. A narrativa não vai abordar grandes crimes contra a mulher, mas sim aquelas pequenas atitudes tituladas "do dia a dia", afetam toda sociedade feminina.

"A boa notícia é que a complacência não é mais uma opção." 

A autora aborda a definição de feminismo no qual a maior parte da população apoia e  se vê representado.

" feminismo: Igualdade de direitos entre homens e mulheres ( e neste caso a palavra homem aparece antes de mulher, por simples ordem alfabética.)

O foco é unir, nutrir e conscientizar não só as mulheres, mas toda a sociedade. Basta de aceitar a dominância do Patriarcado.

" Clu-be da lu-ta Fe-mi-nis-ta/s.m.
Sua trupe, sua patota, suas manas;seu sistema de apoio profissional que te ajuda incondicionalmente; suas irmãs de fé."

Durante a leitura nos deparamos com uma forte auto analise de coisas simples. Será que só os homens são machistas? Quantas vezes você já criticou ou viu alguem criticar uma mulher só porque ela tem quarenta anos e não tem filhos, ou o porque uma de vinte e poucos teve um filho se a criança passa o dia todo na creche. Por que quando você chega na casa de um amigo, ou amigo pede um copo de água para a mãe e não o pai dela ou dele? Quando a criança chora e o pai pega a criança ele é um super pai, agora quando o mesmo acontece com a mãe, a pergunta é : Onde estava esta criatura que não pega logo esta criança?

"Precisamos de habilidade, dicas, truques, macetes, táticas de guerra para lutar por nossos direitos ao mesmo tempo que advogamos a mudança do sistema a partir de dentro.
Porém!
Esta tarefa não é de uma mulher só.
Precisamos das outras ao nosso lado.
Então vamos começar dando as mãos."

O livro traz estas" dicas e truques", embora se desenvolva mais como um bate papo, o texto exerce a função de manual também.

Considerações Finais:

 Estou apaixonada pela narrativa simples, clara e fluida,reafirmando me senti em ,uma bom bate papo com uma amiga ao som da diva e comendo uma boa macarronada.
A diagramação é sem dúvida outro ponto forte do livro, assim como as ilustrações. Sim o livro conta com ilustrações bem divertidas, daqueles desenhos que você se imagina fazendo( nota: Meu bullet journal tem vários destes).
A capa faz referência ao texto e se integra bem.

Este é um daqueles livros que se pudesse daria mais livrinhos, mas como cinco é o limite, vou ser obrigada a me contentar. 
Convido todas e todos a lerem, pois ao final posso garantir algum aprendizado e boas risadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário