Equipe

sábado, 6 de abril de 2019

1822 - Laurentino Gomes






Título:1822
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Páginas: 376

Sinopse:
 Nesta nova aventura pela História, Laurentino Gomes, o autor do best-seller "1808", conduz o leitor por uma jornada pela Independência do Brasil. Resultado de três anos de pesquisas e composta por 22 capítulos intercalados por ilustrações de fatos e personagens da época, a obra cobre um período de quatorze anos, entre 1821, data do retorno da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, e 1834, ano da morte do imperador Pedro I. "Este livro procura explicar como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação independente em 1822", explica o autor. "A Independência resultou de uma notável combinação de sorte, acaso, improvisação, e também de sabedoria de algumas lideranças incumbidas de conduzir os destinos do país naquele momento de grandes sonhos e perigos".

Resenha:

O livro, que tem como foco mostrar  de forma clara os acontecimentos ligados a Independência do Brasil, bem como os  personagens centrais dentro do contexto de acontecimentos, normalmente desconhecidos do publico geral, ou falados sob um prima equivocado, ou seja, acaba fugindo a realidade real, Laurentino  busca desmitificar o que geralmente ainda temos na nossa idéia sobre a independência, com a apresentação de uma breve linha do tempo, para auxiliar a compreensão  dos acontecimentos anteriores a Independência, desde o nascimento de dom Pedro em 1798 a sua morte em 1824 (em sua juventude) mostrando de forma clara  e ambiciosa a história do período, sendo os capítulos  distribuídos de forma primorosa e com um foco diferente para todos eles, vale ressaltar um capitulo exclusivo para dom Pedro e sua parte no processo de independência, a  triste Dona Leopoldina, sobre a Marquesa de Santos, a maçonaria, e mesmo sobre a guerra da independência, tão pouco conhecida.
 Com foco central no momento  independência,  o livro se preocupa  e apresentar clareza aos detalhes e traçar momento a momento a tensão e as maiores dificuldades iniciais  como nação livre. Podemos conhecer melhor como se deu a saída da corte portuguesa e seu retorno a Portugal,  o livro aponta o assalto a nossos cofres. Entre os casos apresentados se destaca o exemplo mostrado claramente é o “escocês louco por dinheiro”  Lorde Thomas Cochrane, uma das figuras fundamentais  na guerra e no domínio dos mares, fora devido a ele, conseguimos ser livres naquela data, na guerra, outro caso é da c Marquesa de Santos  influenciou a independência e como influenciou diretamente na tristeza da Princesa Leopoldina, e a verdadeira participação de Leopoldina e de Bonifácio, até certo ponto, o que é mito ou o que não é mito ?
A leitura é fluida, rápida, rica em detalhes, e ainda assim pode ser considerada uma leitura básica para compreender melhor a nossa história, isto é, a verdadeira história do Brasil.  O livro tem 376 páginas, bem desenvolvidas e alinhadas ao contexto real, uma obra clara, que busca atender a qualquer leitor desmitificando e elucidando pontos obscuros da narrativa da independência do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário