Equipe

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Como se Vingar de um Cretino - Suzanne Enoch



Titulo: Como se vingar de um cretino
Autora: Suzanne Enoch
Editora: Harlequim
Ano: 2018
Páginas: 288
.
Sinopse:

Era uma vez um notório visconde Dare, que seduziu lady Georgiana Halley e tomou sua inocência para ganhar uma aposta, e agora ele vai ter que pagar. O plano é simples: ela vai usar cada artifício de conquista que conhece para ganhar o coração de Dare, e então quebrá-lo. Mas o olhar do visconde tenta Georgiana a se entregar ao prazer mais uma vez, e quando ele a surpreende com um pedido de casamento, ela se pergunta: esse é mais um de seus jogos, ou dessa vez é amor verdadeiro?

Resenha:

Existem dois tipos de livros de época, os clichês ( mais do mesmo) e os incríveis. Como se vingar de um cretino entra na segunda categoria. 
O livro é uma obra feminista de época, Georgiana pode ser considerada uma "Girl Power" do século XVIII.
A trama tem inicio em uma conversa entre amigas sobre como ensinar aos homens lições de amor. Giorgiana é a primeira a listar suas regras:

"Lista da Georgina

1. Nunca parta o coração de uma mulher
2. Sempre diga a verdade, independentemente do que acha que a mulher quer ouvir.
3. Nunca brinque com os sentimentos de uma dama.
4. Flores são de bom tom, mas certifique-se de que são as favorita da mulher."

Elas resolvem então colocar seu plano em pratica e Georgiana escolhe sua vitima(nem tão vitima assim) Dare. O lorde em questão não é só bonito, ele é o próprio canalha em pessoa e se alguém merece aprender como tratar uma mulher é o Visconde Dare.
Os dois são como gato e rato, sempre se desafiando e cheios de garras. Ambos escondem amarguras e tristezas do passado. Do início ao fim eles se estranham e o leitor pede mais, pois eles são divertidos, ousados e desafiadores.
Em algumas passagens ri alto, pois as tiradas são criativas e pouco usadas.

"- E você sabe o que rima com Georgiana, não é?
- Não, o que?
- Nada. Ele colocou "iana" no final de todas as palavras. Em trímetros iâmbicos, no entanto. " Ah, Giorrgiana, sua beleza é reluzentiana; como sua cabeleira douradiana,sua..."

 Outro aspecto importante do livro é a maturidade dos personagens centrais. Os romances de Época em geral abordam uma mocinha jovem, mal saída da infância e prestes a ser obrigada a se casar. Em Como se vingar de um cretino contamos com uma mulher madura, ousada e com uma língua afiada para a sociedade. Dare é um homem vivido e bem resolvido consigo mesmo. Ambos têm corações dedicados a seus familiares e amigos, porém fogem do amor. Como se fosse fugir do inevitável.

" O que ,não percebi era que você também tinha algo a me ensinar: que as pessoas podem mudar, e que às vezes, pode-se confiar no coração. O meu esta apaixonado por você a muito tempo Tristan."

Considerações Finais:

Suzanne continua a escrever de forma brilhante. Foi maravilhoso retornar com um livro tão bom, com uma narrativa rápida e fluida, os capitulos são agraciados ainda com trechos de famosas peças. 
Faço uma critica a tradução e revisão pois o uso do quequismo no livro é exagerado e cansativo em vários momentos.
A capa gerou muita polemica na epoca de escolha, mas por fim o veredito final me agradou.
Agora depois de toda a resenha você ainda não sabe se vai gostar ou não do livro, leia pois irá se surpreender.

Leu? Gostou? Comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário