Equipe

terça-feira, 10 de abril de 2018

Volta para casa - Harlan Coben


Titulo:  Volta para casa
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2018
Páginas: 304

Sinopse:

“O sucesso de Coben se deve à sua habilidade em retratar pessoas comuns tomando atitudes extremas diante de circunstâncias fora de seu controle.” – The New York Times

“Os fãs da série vão adorar rever Myron, Win, Esperanza e outros personagens conhecidos. Este é um livro destinado ao sucesso.” – Booklist
“Em Volta para casa, Harlan Coben combina um drama familiar com uma trama ardilosa. Seus fãs não vão conseguir largar o livro.” – Publishers Weekly 

Dez anos atrás, dois meninos de 6 anos foram sequestrados enquanto brincavam na casa de um deles, uma mansão em um bairro elegante de Nova Jersey. Mas, após o pedido de resgate, as famílias nunca mais tiveram notícias dos sequestradores nem de seus filhos. 

Agora, Myron Bolitar e seu amigo Win acreditam ter localizado um deles, o adolescente Patrick, e farão de tudo para resgatá-lo e obter as respostas pelas quais todos anseiam:

O que aconteceu no dia em que foram raptados?


Onde ele esteve durante todo esse tempo?

E, o mais importante, onde está Rhys, seu amigo ainda desaparecido?

Após cinco anos sem escrever nenhum livro da série Myron Bolitar, Harlan Coben brinda os leitores com Volta para casa, um suspense explosivo, como só o seu talento pode criar. Um thriller profundamente comovente sobre amizade, família e o verdadeiro significado de lar.

Resenha:

Meu ano literário se resume a antes e depois de Volta para casa, prevejo uma ressaca literária a caminho.

O livro é o décimo primeiro da série, mas se você assim como eu não leu os anteriores não se preocupem a trama se desenvolve sozinha e as poucas menções as historias anteriores indeferem na leitura.

Vendo a capa imaginei uma historia completamente diferente, sinceramente pensei se tratar mais de um drama do que suspense/ação. 

O livro narra a trama que envolve o desaparecimento de dois meninos com seis anos a dez anos atrás, ressaltando que um deles é Rhys sobrinho de Win. Até ai ok, mas quem é Win?

A historia conta com dois personagens principais, Win e Myron Bolitar. Eles são uma espécie de Sherlok Holmes e  Watson com muito mais pegada. Enquanto Myron é mais técnico,metódico e certinho, Win é pura adrenalina, raciocínio rápido e cheio de armações, eles formam uma dupla perfeita, pois além de suas competência são super amigos de uma longa data. 

Win é daqueles caras orgulhosos, pedir ajuda é uma afronta em sua visão. Portanto quando o telefone de Myron toca e é um pedido de ajuda do amigo, ele não questiona e parte no auxilio.

" Mas isso não muda nada. Meti os pés pelas mãos. Depois de tantos anos, após tantas investigações infrutíferas, uma pista finalmente desponta no horizonte e eu a deixo escapar.
Preciso de ajuda."

Eles conseguem resgatar um dos garotos Patrick. É neste momento do livro onde o leitor pensa pronto, encontraram um dos meninos, agora ele diz onde esta o outro e final feliz.Nada disto acontece, a trama se intensifica, as ações geram mais duvidas e você já nem sabe em quem e no que acreditar.

"- Não existe um único dia que eu não pense no que aconteceu. Você acha mesmo que é possivel esquecer uma coisa dessas? "


O livro te tira dos eixos em diversos aspectos. Desespero ao ver uma mãe em busca de um filho desaparecido a mais de dez anos,  compreensão e raiva ao ver a outra mãe que tenta proteger seu filho encontrado com unhas e dentes e  indignação com a polícia perdida na história.

Mesmo tratando de questões complexas e sensiveis a narrativa não perde o foco ou cansa, ao contrario é tudo tão intenso que quando você menos imagina acontece uma revira volta, te pega de suspresa e te faz voltar algumas páginas e reler para se encontrar novamente.

O melhor suspense é sem duvidas auele em que te faz refletir, perguntar-se os porques e quais seriam suas reações a determinadas circunstanceas, o texto de Harlan Coben provoca o leitor a tais questionamentos do início ao fim. Não é a toa que é considerado um dos melhores autores do estilo no mundo.

Considerações Finais:

Os personagens são perfeitamente criados, se encaixam de forma primorosa. O livro é bem amarrado sem deixar pontas soltas ou cenas mal compreendidas. 
A narrativa flui naturalmente e mesmo não sendo um livro curto, a intensidade das ações o torna instigante e rapido. Edição, gramática e diagramação impecaveis. 
Para finalizar o trabalho brilhante destaco a capa, apos um drama da editora para escolher, finalmente ela ouviu os leitores, sem duvida uma das mais bonitas da série.

Se você assim como eu ficar fascinada pelo autor e a série Myron Bolitar, irá querer devorar os livros anteriores, então aqui vai a sequencia:
1. Quebra de Confiança
2. Jogada mortal 
3. Sem deixar rastros
4. O preço da vitória
5. Um passo em falso
6. Detalhe Final
7. O medo mais profundo
8. A promessa 
9. Quando ela se foi 
10. Alta tensão 

Leu? Gostou? Comenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário