Equipe

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Por Lugares Incríveis (Jennifer Niven)



Sinopse:


     Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. 
     Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
     Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. 
     Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Resenha:

     Primeiro uma pausa para respirar. Mas não um simples tomar fôlego mas um respirar profundo, filosófico, pensativo. Esse é um livro lindo mas também denso, que ganhei para resenhar pela Aliança de Blogueiros do Rio de Janeiro. E QUE LIVRO!


"Quando andamos por aí, precisamos estar presentes de verdade, não enxergando através de lentes."


     O livro trata do relacionamento entre um casal bem improvável. Violet, uma das garotas populares da maior escola de Indianápolis, e Finch, a Aberração, como é popularmente conhecido na mesma escola. 
     Tudo começa num encontro surreal no ponto mais alto da escola, a torre do sino. Ela  pensando sobre como sobreviver a tristeza, e culpa, que sente pela perda da irmã mais velha em um acidente de carro. E ele em como seria sua morte se simplesmente saltasse do parapeito da torre. 
     Ao se deparar com Violet, apática e praticamente sem se dar conta do que está prestes a fazer Finch desiste de sua tentativa de morte e ajuda a Violet a sair dali ilesa. E ela sai, ele consegue. Mas ela sai como heroína pois todos na escola acreditam que foi ela quem o salvou de tentar se matar, e não o contrário. 
     Ao terminar a minha leitura e começar a escrever essa resenha acredito sim que realmente ela o salvou, mesmo que temporariamente de se matar.
     A história se desenvolve e confesso que fiquei um pouco confusa sobre o que Finch realmente sentia, se era depressão, se ele era bipolar, ou só uma alma perdida nesse nosso mundo tão complexo. Mas isso aos poucos foi sendo esclarecido e não vou dizer o que ele é para não estragar a leitura de vocês.


"Não podemos acreditar que as coisas vão ser sempre iguais, não importa o quanto a gente queira..."


     A coincidência é que venho a ler esse livro justamente na semana que completa 5 anos do falecimento do meu pai. Calma! Ele não era depressivo, bipolar nem suicida. Ele descansou depois de uma grande luta por sua saúde. E isso nos conforta. Mas sempre que chega essa época acabo lendo algum livro que me remete a esse momento do meu passado. A morte de alguém querido e próximo. 
     Mas deixando a tristeza de lado quero dizer que mesmo sendo uma história triste e até um pouco melancólica as, por que não classificar, aventuras e encontros de Violet e Finch são lindas e a escrita de Jennifer Niven nos deixa com o coração cheio de amor, a alma repleta de reflexões e a tristeza um pouco de lado. Com passagens marcantes e frases significativas (pelo menos para mim) esse é um livro que vale muito a pena ler. E guardar. Nem que seja só para reler frases como as que destaco abaixo:


"O problema das pessoas é que elas esquecem que na maior parte do tempo o que importa são as pequenas coisas."

"A esperança está em aceitar sua vida como ela se apresenta agora, mudada para sempre. Se puder fazer isso, a paz virá em seguida."


     Ao final a autora deixa links, endereços e telefones que podem ajudar a pessoas que pensam em dar fim a suas próprias vidas. Acreditem! É possível sair deste mundo frio e sombrio. Basta dar um passo. Um só. Um de cada vez. E não se esqueçam de olhar e principalmente ouvir o que o próximo lhe diz. Às vezes é um pedido. Um simples pedido que pode salvar a sua vida. 
     Agora vou ali, curar essa ressaca literária braba que esse livro me deixou mas antes... LEIAMMMM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário