Equipe

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Fios de Prata - Reconstruindo Sandman (Raphael Draccon)

Resultado de imagem para fios de prata livro
Editora: Leya
Ano de Publicação: 2012
Páginas: 352

Sinopse:

     Mikael Santiago realizou o sonho de milhares de garotos. Aos 22 anos era o jogador brasileiro com o passe mais caro da história do futebol. Mas à noite os sonhos o amendrontavam.
     Às vezes, o que está por trás de um simples sonho – ou pesadelo – é muito maior que um desejo inconsciente. Há séculos, Madelein, atual madrinha das nove filhas de Zeus, tornou-se senhora de um condado no Sonhar, responsável por estimular os sonhos despertos dos mortais. Uma jogada ambiciosa que acaba por iniciar uma guerra épica envolvendo os três deuses Morpheus, Phantasos e Phobetor, traz desordem a todo o planeta Terra e ameaça os fios de prata de mais de sete bilhões de sonhadores terrestres.
     Envolvido em meio a sonhos lúcidos e viagens astrais perigosas, a busca de Mikael pelo espírito da mulher amada, entretanto, torna-se peça fundamental em meio a uma guerra onírica. E coloca a prova sua promessa de ir até o inferno por sua amada.

Resenha:

     Ao contrário das outras obras do autor que li, Fios de Prata - Reconstruindo Sandman é bem mais sério, até mesmo sisudo.Difícil até de resenhar mas vamos a ela.
     Apesar de ter sido publicado em 2012 não é fácil comparar Mikael aos nossos grandes craques da atualidade. Um jovem e talentoso jogador de futebol que tem o mundo aos seus pés e que por conta da sua popularidade é um grande exemplo para muitos meninos ao redor do mundo. E tem também sua consorte, Ariana. Uma jovem e promissora ginasta que por diversas vezes me lembrou Diana dos Santos. Mas as semelhanças param por aí.
     Mikael tem sonhos nebulosos e terríveis, que não consegue compreender seus significados. Em meio a uma das mais caras contratações do meio futebolístico ele conhece e se envolve com Ariana e ela também passa a ter pesadelos. Apaixonado, Mikael jura ir atrás dela até o Inferno se for preciso, mal sabia ele o poder de tal promessa.
     O início do livro achei de difícil compreensão, talvez por ser um tema complexo - sonhos oníricos, mas creio que seja por conta da expectativa de encontrar algo parecido com as outras obras do autor que li e AMEI!
     Também achei bastante chata a Ariana, e seu sotaque sulino. Tudo bem que quando "atacados" as pessoas desta região brasileira costumam mesmo carregar nas suas gírias mas achei tão forçado que junto com a complexidade da narrativa por pouco não desisti de ler e justamente por conta disso dei só quatro livrinhos abertos.
     Mas quando Mikael parte em busca do seu EU SER a história começa a tomar um rumo mais interessante. Pontuando diversas crenças/religião com personagens mitológicos e oníricos a leitura de Fios de Prata passa a também ser reflexiva. Dos nossos conhecimentos sobre o tema passando a questionamentos sobre a existência humana.
     O primor e o zelo com que Draccon escreve continua em alta nessa obra caprichada e caprichosa que vale muito a leitura e a ponderação sobre os temas abordados. Mas cuidado para não entrar num pesadelo chamado ressaca literária. Eu tive, até para poder escrever essa resenha, o que demorou alguns dias para conseguir sair de forma satisfatória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário