Equipe

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Uma Certa Dama - Chiara Ciodarot

                  
              ⭐⭐⭐⭐⭐
Título: Uma Certa Dama.

Autora: Chiara Ciodarot

Editora: Portal

Ano:. 2019

Sinopse:

Uma moça e um mistério que perpassa gerações, vidas e amores.... Quando chegou na Fazenda da Beira, a única coisa que Eugênia Duarte queria era ter acesso ao dinheiro herdado com a morte dos pais. O motivo? Estaria enterrado numa cova rasa, junto ao colégio para jovem damas onde ela estudava. Porém, não poderia imaginar que haveriam dois impedimentos para obter essa herança: a condição de que teria que se casar e a de que seu tio, Luiz Fernando Duarte, não aceitaria de outra forma e nem outro esposo que ele mesmo. Luiz Fernando sofreu muito, sendo considerado um dos devassos que mais sentiu o peso da escravidão. Por causa disso, tornou-se um homem fechado, desconfiado e malicioso, que tem a certeza que o demônio lhe habita. Ao mandar buscar a sobrinha na Corte, Luiz Fernando tem um último plano em mente, o xeque-mate contra a Escravidão, mas para isso, precisa dela e do seu dote. Com a chegada dela, ele se deparará com mais dificuldades do que soluções. Envolvendo-se numa rede de mistérios e assombrações, ambos descobrirão que ninguém é o que parece. Este é o spin-off de As Inconveniências de um Casamento, da Coleção O Clube dos Devassos.

Resenha:

Início a resenha com um apelo a nosso leitor. Se você meu caro ainda não conhece a obra da autora Chiara Ciodarot, não perca mais tempo e procure conhecer, uma verdadeira camaleoa, ela consegue surpreender o leitor nos mais diversos gêneros. Aqui no blog temos resenhas de várias de suas obras.
O livro da vez é o lançamento Uma Certa Dama. Um Spin-off da série  Clube dos  Devassos.
Começo dando uma boa notícia ao leitores que ainda não leram os outros dois títulos da série. Você pode lê-los separadamente. Neste livro temos a história contada do Devasso Luís Fernando Duarte. 
A trama gira em torno dos segredos que sua sobrinha traz consigo após a chegada do convento onde passou a maior parte de sua vida.
Eugênia, a sobrinha é uma jovem  carregando mistérios que atormentam sua vida. A princípio a jovem vinda do internato para moças, aparenta ser tímida e um pouco mimada porem ao longo da trama ela se mostra uma mulher forte, tempestiva e surpreende por sua maturidade. 
Ela tem um objetivo claro em sua mente e esta disposta a abrir mão de seu coração para atingi-lo.


" ... De imediato, Eugênia notou uma marca que seria preponderante no tio: a malícia."

Se temos uma mocinha que busca a razão, nosso protagonista Luiz Fernando envolve completamente o leitor em seu ar sombrio e intrigante.

"...Grudaram-se num abraço que encaixava os corpos e a vontade de ambos, desiquilibrando-os para dentro de uma alcova..."

Outro personagem que exerce um papel chave na narrativa é Bento e seus intrigantes olhos, suas aparições tecem a trama e impressionam o leitor cada vez que surge.

"Prometi que ajudá-la e vou continuar ajudando."

Toda a história se desenrola na Fazenda  da Beira em Barra do Piraí ( cabe ressaltar o trabalho de pesquisa da autora, pois a ambientação tanto física, quanto histórica são eximamente abordadas). O ponto central da narrativa é a ligação entre Luiz Fernando, Eugênia, Bento e Francisco Santarém.
Temos como pano de fundo a escravidão e a luta dos abolicionistas com os escravocratas.


Considerações Finais:

Dos três livros da série que tive a oportunidade de resenhar, Uma Certa Dama foi o que mais me surpreendeu. Nele foram abordados temas pouco explorados na literatura de romances históricos. O livro é recheado de mistérios que envolvem o leitor causando apreensão e ansiedade do início ao fim.
O livro tem uma língua clara, simples e bem apresentada. Ainda que traga expressões de época, qualquer leitor pode compreender dentro do contexto. 
Como disse no início Chiara é uma camaleoa e desta vez me levou a uma realidade completamente nova e envolvente, tornando a leitura leve e fluída.
O trabalho de revisão e edição estão ótimos, assim como a capa corrente aos outros livros da série.
O livro é tão bom que desejei mais umas cem páginas para poder saborear ainda melhor a trama. 
A nota dele é claro, são cinco livros e se tivesse mais livros daria, pois foi um dos melhores romances lidos por mim nos últimos tempos. Se dúvida das minhas palavras. Confira você mesmo...

Link :https://bit.ly/certadama

Nenhum comentário:

Postar um comentário