Equipe

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Capitães de areia - Jorge Amado



Título: Capitães de areia
Autora: Jorge Amado
Editora: Record
Ano: 2000 Título: Capitães de areia
Autora: Jorge Amado
Editora: Record
Ano: 2000
Páginas: 256


Sinopse: 
Páginas: 256


Sinopse: 



Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes. 



Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.



Resenha: 


Primeiramente esse livro foi um dos que mais marcou a minha adolescência. Acho que o li em dois dias. Lembro de carregá-lo para cima e para baixo até terminar. Eu realmente amo essa história. No começo do livro várias reportagens sobre os meninos são mostradas. Todos os conhecem como Capitães de Areia, e a história mostra a individualidade de cada um.

O livro possui um narrador onisciente, dessa forma a leitura flui rapidamente, pois a maneira de escrever do autor te envolve, o tema abordado é o descaso social e faz com que você tenha empatia, compaixão e tristeza e nos faça refletir sobre a nossa realidade.

O livro fala sobre o chefe do grupo, Pedro bala, filho de um grevista que segue a mesma ideologia do pai, o Professor que era um menino que passava a noite lendo e escrevendo, o Gato que é descrito como alguém muito bonito e que intimida os outros, o Sem Pernas que é manco e era utilizado para distrair enquanto a gangue praticava os roubos e Dora a única menina do grupo que sofria por ser órfã e mulher. O livro ainda conta com outros personagens.

Em determinado momento Pedro e Dora acabam sendo presos por assumirem a culpa no lugar de todos. E após os Capitães de Areia libertarem Pedro eles encontram Dora no orfanato que após alguns dias com eles vem a falecer. Em nenhum momento o autor justifica os roubos, apenas mostra as condições de vida deles que como isso influencia diretamente as suas decisões.

E exibe várias contradições sofridas por cada um. Sem Pernas em um dos capítulos entrava nas casas ricas e falava que era órfão para depois os Capitães de areia cometerem um furto. Porém em uma dessas casas ele fica muito mexido já que a família o trata realmente como filho, porém acaba sendo leal aos Capitães de Areia. A falta da presença materna fica muito evidente no livro e como isso pode prejudicar as pessoas.

Trata-se de um livro muito pedido em vestibulares e todos os problemas narrados são presentes até hoje na sociedade e mostra a necessidade de enfrentar e lutar sobre o que o destino nos coloca a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário