Equipe

domingo, 28 de outubro de 2018

Antes de Tudo Acabar - Mary C. Muller

Título: Antes de Tudo Acabar
Autora: Mary C. Muller
Editora: Planeta
Ano: 2017
Páginas:256

Sinopse:

Rafael nunca foi de se encaixar em padrões. Deslocado e sem muita perspectiva de vida, ele cuida da mãe alcoólatra enquanto precisa lidar com a paixão platônica pela melhor amiga, Anne, e com os percalços causados por um pai ausente.
Acostumado desde sempre a fazer tudo com Anne, ele agora tem de aceitar que ela arrumou um namorado... e justo uma das últimas pessoas que ele gostaria de ver com a amiga. Como se não bastasse, ele também precisa se entender com o pai, que resolveu voltar a procurá-lo com uma surpresa: a filha que teve com a amante.
E, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, chega Kaori, a nova aluna da turma. Com ela, as coisas começam a mudar na vida de Rafael, e o que era só amizade pode acabar se tornando algo mais.
Antes de tudo acabar é a história de um garoto que precisa se encontrar e compreender um mundo que se move mais rápido do que ele consegue acompanhar. Um mundo onde amizades são construídas e desfeitas, amores morrem e nascem e caminhos sofrem desvios inesperados.

Resenha:

Os conflitos mais comuns da adolescencia são abordados no livro de Mary C. Muller de forma sensivel e em linguagem clara e bem trabalhada.
O livro aborda as vidas de quatro adolescentes e suas relações familiares. Rafael vive com a mãe , que um dia fora uma mulher incrível mas a bebida consumiu seu desejo pela vida. Quem assume a função de ser o responsável do lar é Rafa, tornando por varias vezes um fardo pesado demais para um garoto com seus próprios problemas.

“Dizem que, antes de uma pessoa piorar, ela melhora um pouco.”

E ele tem vários, como insegurança, medo, saudades da mãe, raiva do pai e outros que você irá descobrir ao longo do livro. Só afirmo que ele é um garoto que eu adoraria conhecer. Uma pessoa boa por natureza.
Anne, é a melhor amiga e uma paixão platônica de Rafael. Ela é efusiva, divertida e conhece seu amigo como ninguém, porem ela esta tão perdida em seus próprios problemas, tão ou mais sérios ainda, que enxergar o sentimento do amigo se torna impossível.
Os dois são como "arroz e feijão", Rafael e Anne cursam o Ensino Médio juntos  na mesma sala, eles  sofrem uma onda de bullying pelos demais de colégio  por terem um estilo que não se encaixa no padrão que os demais seguiam. Se tornando o foco das piadas maldosas.
 Surge então uma terceira pessoa a esta rotina, uma nova garota começa a fazer parte da sala de aula deles, o Kaori  rapidamente é acolhida pela dupla e passa a ser amiga deles . Convivendo juntos de pouco em pouco Rafael descobre que começou a sentir algo a mais pela nova colega.
A ultima peça do jogo é Rafa, um garoto gay que mesmo se assumindo para os amigos sofre por não querer iniciar um conflito com os pais.

“Era triste imaginar uma rotina toda baseada no fingimento, todos agindo como se estivesse tudo okay e normal. Todas aquelas máscaras de Coringa, cheias de sorrisos, quando por dentro não aceitavam a forma como as coisas eram."

O alcoolismo é um dos tópicos pesados abordado durante a leitura do livro, apesar de ser um romance muito tranquilo e fluido, ele têm suas partes tensas e de pura reflexão.
 Durante toda narrativa  o protagonista fica indagando como as pessoas conseguem consumir álcool, sabendo que de fato aquele vicio irá matá-las. Porém essa não é única forma de morrer ou de se perder alguém.
 Um livro para ler e refletir... E sim, Antes de tudo Acabar podemos ser muito felizes.

“Antes de tudo acabar, a gente aprende a ser quem é.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário