Equipe

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

O amor nos tempos do ouro ( Marina Carvalho)

Resultado de imagem para amor nos tempos do ouro livro
Sinopse:

"Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?"

     Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. 
     Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. 
     Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

Resenha:

     Como é bom ver um livro de romance de época/histórico com uma boa pesquisa para embasa-lo. Tenho de deixar registrado em primeiro lugar essa observação. Parabéns Marina você nos trás muito do que não é ensinado nas escolas primárias sobre como era a época do Brasil colonial, dos custumes e cultura deste recorte temporal. Um trabalho primoroso que não tem como destacar.
     Com uma escrita simples e descomplicada Marina Carvalho narra as aventuras e desbravamentos de uma mocinha que tinha tudo para ser delicada, frágil e dependente como sempre pensamos que eram as mulheres daquela época. Mas Cécile só é delicada e frágil em seu biotipo pois desde o início da trama ela mostra sua força e determinação apesar de todos os reveses que a vida lhe proporciona.

"quando os inimigos interiores são combatidos, os inimigos de fora nada podem contra ti."

     A história começa com Cécile vindo para o Brasil após perder toda a família em um trágico naufrágio. Trazida pelo seu único parente vivo, Tio Euzébio - irmão de sua mãe, para se casar. Pois esse era o exclusivo futuro possível para damas solteiras daqueles tempos, um casamento arranjado.
     Ao aportar no Rio de Janeiro Cécile conhece Fernão, um homem bruto e rústico que conhece bem o interior do país e que a muito negocia com homens poderosos da colônia. Para Fernão essa é a sua última missão. Ele quer descansar e viver em suas terras, conquistadas com muito esforço e de formas nem sempre lícitas.
     Entre belas paisagens naturais e riscos de um ambiente selvagem nasce um forte sentimento entre os dois e esse amor é posto à prova em diversos momentos. A história flui como a calmaria de um riacho mas sem entediar o leitor e quando você se dá conta... a história acaba. Simples, fácil e sem enrolação Marina nos envolve nesses duros tempos que o país viveu no início de sua colonização interiorana e nos vemos torcendo não só pelo casal principal como também para um belo final feliz para todos os outros personagens.
     Nesse caso já temos nossas preces alcançadas, Marina de Carvalho já lançou outro livro, desta vez ela conta as aguras de Malikah, a escrava que trabalha na fazenda de Euclídes de Andrade, noivo prometido de Cécile. Mas isso é história para outra resenha. Quem sabe na próxima?


O Amor Nos Tempos do Ouro é seguido pelo livro A História de Malikah, uma personagem de destaque no primeiro livro, que realmente merece ter sua história contada! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário