Equipe

terça-feira, 11 de setembro de 2018

102 minutos - A história inédita da luta pela vida nas torres gêmeas (Jim Dwyer e Kevin Flynn)


Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Resenha: Aberto comercialmente em 1973, o complexo de prédios Trade Center era composto de dois prédios (chamados de Torre Norte e Torre Sul) com mais de cem andares ocupados por empresas privadas e governamentais, além de um terceiro prédio, onde havia o hotel Marriot, foi construído por um homem que tinha medo de altura e teve seu fim decretado em 11 de setembro de 2001, no atentado terrorista mais grave de Nova York (e um dos maiores do pais também). Mas tal golpe não foi construído da noite pro dia.
Em pouco mais de 300 páginas, dois repórteres veteranos do New York Times retratam de forma minuciosa e humana o dia que marcou a vida das cerca de 1.500 vidas que foram tiradas naquela manhã. Pessoas que chegavam ao trabalho, que iam fazer uma visita ou tomar um café no Windows (um bar localizado entre os andares mais altos da Torre Norte). Funcionários que esperavam o mercado financeiro abrir para começar suas negociações, que faziam obra em andares interditados e homens recém descobertos pais de família. Em alguns relatos, há as pessoas que vivenciaram o atentado de menor porte sofrido no subsolo da Torre Norte em 1993, pelo mesmo grupo terrorista que derrubou os aviões entre as duas torres.
Os detalhes que estão no livro são essenciais para trazer o leitor para dentro dos prédios, sentindo do sol da manhã à agonia em cada ligação de socorro diante de uma equipe sem saber o que fazer, a caminho do local e pedindo "só dois minutos", além da reação dos funcionários de uma torre ao ver pessoas da outra torre se jogando do prédio, mas desacreditando que seu prédio seria atingido. Foram 200 entrevistas feitas com sobreviventes e testemunhas, além de incontáveis horas de transcrições de emails, ligações, mensagens de texto e de rádios.
102 minutos é o tempo entre o começo do ataque à queda da ultra torre. E, como bem descrito na capa, isso é mais que um livro, é uma obra-prima de reportagem. É sentir o ponto de vista de cada vítima, causando ainda mais choque e terror que cada foto divulgada na época foi capaz de trazer. Entre algumas páginas, há desenhos mostrando o impacto dos aviões nas torres.
Imperdível para amantes de história, mais real impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário